Familiares de vítimas participam da Exposibram

28/08/2023
Representantes dos familiares das 272 vítimas fatais da tragédia vão pedir mudanças nas leis minerárias

 

A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão-Brumadinho (AVABRUM) apresenta, durante 28 a 31 de agosto, na Exposibram 2023, em Belém (PA), as consequências do crime da Vale em Brumadinho (MG). Representantes dos familiares das 272 vítimas fatais da tragédia vão pedir mudanças nas leis minerárias “para que a vida – e não o lucro - seja priorizada”.

Segundo a Avabrum, quatro anos e sete meses após o rompimento da barragem, o julgamento dos responsáveis pelo crime ainda não aconteceu e os familiares pedem para que a Justiça se faça com mais celeridade. Apenas em 24 de janeiro deste ano a Justiça Federal acatou a denúncia do Ministério Público, e tornou réus a Vale, a Tüv Sud e mais 16 pessoas físicas pelo rompimento da barragem. Além disso, os familiares aguardam o Encontro de Maria de Lurdes Bueno, Nathália Araújo e Tiago Silva, as três vítimas que ainda não foram localizadas, além de lutar pela Memória da tragédia, “para que ela não caia no esquecimento e não se repita”.

Maria Regina da Silva, que integra a diretoria da AVABRUM e estará na Exposibram, diz que a ação dos familiares na feira é muito importante para fortalecer a luta pela não repetição do crime. Ela era mãe de Priscila Elen Silva, que trabalhava na Vale como técnica em manutenção. “A gente gostaria de mostrar em todos os lugares onde existe uma barragem como foi à destruição e o mal que o crime da Vale em Brumadinho causou às famílias, aos trabalhadores e à comunidade”, afirma. Para Jacira Francisca Costa, que também integra da diretoria da AVABRUM, é relevante a presença dos familiares das vítimas da barragem de Brumadinho na Exposibram: “Vamos mostrar os contras da mineração, pois a falta de cuidado, de prevenção e a ganância mataram 272 pessoas em Minas Gerais. Queremos justiça para esse crime cruel, covarde, e que ele não caia no esquecimento”, diz a mãe de Thiago Mateus Costa, que era mecânico na barragem da Vale. “Se a gente tivesse se perguntado mais quando aconteceu em Mariana, e até mesmo exigido que a empresa nos explicasse o ocorrido, talvez hoje não estivéssemos com o peso tão grande dessa perda horrível”, acrescenta Maria Regina, se referindo à barragem do Fundão, que rompeu em novembro de 2015 e matou 19 pessoas na cidade de Mariana, também em Minas Gerais.

A Exposibram é uma das principais feiras de mineração da América Latina e esta é a quarta edição que conta com a presença dos familiares das vítimas da tragédia-crime de Brumadinho. No estande da AVABRUM, eles estarão disponíveis para conversar com os visitantes sobre tudo o que vivem desde 25 de janeiro de 2019, quando ocorreu o rompimento da barragem. Estarão expostas as 272 fotos das vítimas que morreram, cartazes, livros, revistas, matérias de jornais e vídeos. No espaço, também serão distribuídos flyers de conscientização e com história da organização e botons. O evento é realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Direto da Fonte