ARCELORMITTAL

Expansão da Mina do Andrade

14/11/2018

 

A ArcelorMittal iniciou projeto de expansão da Mina do Andrade localizada no município de Bela Vista de Minas (MG). A companhia obteve Licença de Instalação de uma planta de beneficiamento de itabirito do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). A planta faz parte do Projeto Itabirito, criado para melhorar a qualidade do minério que abastece a usina de João Monlevade, que produz aços especiais para a indústria automobilística. 
 
Segundo a ArcelorMittal, a nova planta permitirá que o itabirito produzido pela Mina do Andrade passe por um processo de enriquecimento do teor de ferro, com o objetivo de garantir o padrão necessário à produção de aço de alta qualidade. O itabirito que não era aproveitado industrialmente pela companhia será reaproveitado e irá proporcionar um aumento da vida útil da Mina do Andrade de 40 para 56 anos. 
 
O projeto de expansão inclui sistemas de peneiramento, britagem quaternária, concentração magnética, filtragem do concentrado e do rejeito e as obras estão previstas para serem concluídas no primeiro semestre de 2020. A ArcelorMittal deve investir R$ 115,7 milhões na ampliação que irá gerar 360 empregos diretos e indiretos, exclusivamente para atuar nas obras de implantação da nova planta. A companhia irá priorizar contratação de mão-de-obra dos municípios de Bela Vista de Minas e João Monlevade, o que também deve ocorrer com os fornecedores dessas regiões. 
 
No que se refere à sustentabilidade, o Projeto Itabirito terá a nova unidade implantada em área já impactada, não sendo necessário, portanto, desmatamento ou utilização de área nova. A ArcelorMittal aproveitará também o itabirito anteriormente estocado e, desta forma , reduzirá o volume das pilhas do minério existentes na mina. Serão usadas novas tecnologias de filtragens, que não necessitam de barragem de rejeito, e, por meio do circuito a úmido, tecnologia empregada na planta, 90% da água usada no processo de beneficiamento do itabirito será reaproveitada.