07/06/2017
ANÁLISES MINERAIS

CPRM inaugura LAMIN em Caeté

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) inaugurou o novo Laboratório Analítico e de Preparação de Amostras da Rede de Laboratório de Análises Minerais (LAMIN) no município de Caeté (MG). O LAMIN é responsável por certificar a qualidade das águas minerais comercializadas no País. Na ocasião a CPRM inaugurou também a Litoteca Regional de Caeté, que reúne acervo de rochas coletadas nas mais diferentes regiões geológicas e geográficas do País.
 
O LAMIN-Caeté possui equipamentos de última geração e profissionais qualificados para realizar com precisão análises químicas e microbiológicas em águas, rochas, solos, sedimentos e fósseis. O laboratório vai atender ainda a demandas de prefeituras, universidades e órgãos governamentais por monitoramento ambiental, controle da poluição e qualidade de águas superficiais e subterrâneas. 
 
Enquanto isso, a Litoteca Regional de Caeté faz parte da Rede de Litotecas da CPRM. O local conta com acervo de amostras de rochas, testemunhos de sondagem, alíquotas geoquímicas, lâminas petrográficas coletados nas mais diferentes regiões do País, além de amostras de rochas coletadas a mais de 4 mil metros de profundidade, na Elevação do Rio Grande, localizada em águas internacionais do Atlântico Sul, onde a CPRM realiza pesquisas de geologia marinha, que visa avaliar o potencial mineral da região e ampliar a presença do Brasil no Atlântico. 

Veja também