PAVIMENTAÇÃO

Cimento Verde será aplicado em Guarulhos

31/08/2017

 

Técnicos do Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT) e do Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A) definiram onde ficarão armazenados o ‘cimento verde’ e agregados que serão utilizados na pavimentação da rua Miguel Biondi, em Guarulhos (SP). 
 
Os técnicos das duas instituições realizarão a mistura dos materiais através de uma auto-concreteira, equipamento disponibilizado pela empresa Fiori do Brasil. A mistura será realizada na Usina Recicladora de Resíduos da Construção Civil (RCC) onde serão feitos também ensaios para caracterizar o material utilizado na aplicação/execução. 
 
O projeto conta com apoio da InterCement - empresa especializada na produção de cimento, concreto e agregados – prevê a aplicação do cimento sustentável em um trecho de 211 metros de via. A expectativa é que as obras comecem na primeira quinzena de setembro. A rua foi dividida em cinco trechos que receberão brita reciclada mais cimento verde; brita graduada mais cimento verde; brita graduada tratada com cimento; brita graduada simples, e bica (material sem granulometria definida no processo de produção) corrida reciclada. 
 
O cimento verde é uma tecnologia inovadora desenvolvida pelo IPT que prevê a utilização de resíduos de construção civil e demolição (RCD) e que, segundo especialistas, é considerado um material com ganhos econômicos e ambientais. “O 'cimento verde' tem como objetivo ser uma alternativa para a execução de camadas de suporte (estrutura) de vias de tráfego baixo e moderado, pois pode propiciar aumento da durabilidade destes tipos de vias, ocasionando diminuição de custos com manutenção”, explica Valdir Moraes Pereira, engenheiro civil do Laboratório de Materiais de Construção Civil do IPT. O desenvolvimento da nova tecnologia conta com financiamento de R$ 5 milhões, recursos oriundos de um fundo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da InterCement.