Avanços nos projetos Araguaia e Vermelho

24/04/2023
Projeto de Níquel Araguaia deve iniciar a produção no primeiro trimestre 2024

 

A Horizonte Minerals informa que realiza avanços na construção da Linha 1 do Projeto de Níquel Araguaia, 100% de sua propriedade, e que o empreendimento permanece dentro do orçamento e do cronograma para iniciar a produção no primeiro trimestre 2024. Em março deste ano, cerca de 50% do programa de construção da Linha 1 do Araguaia havia sido concluído e aproximadamente 90% das despesas de capital haviam sido concedidas, totalizando aproximadamente US$ 485 milhões. Além disso, a terraplenagem foi concluída, as obras de engenharia de detalhamento estão com 95% de maturidade e as instalações eletromecânicas estão avançando.

Os principais itens de longo prazo permanecem dentro do cronograma de entrega no local, com o forno rotativo e secador no Brasil. Além disso, o programa de perfuração de controle de teor foi concluído com os dados utilizados para o planejamento de lavra de curto prazo e o início das atividades de pré-desmontagem no Pit Pequizeiro principal, com estocagem de minério para começar no terceiro trimestre de 2023.

Além de avançar nas atividades de construção do Araguaia, a Horizonte também está avançando no seu pipeline de crescimento. O Estudo de Viabilidade da Linha 2 do Araguaia, que visa dobrar a produção de níquel de 14.500 toneladas por ano para 29.000 toneladas por ano e permitir que o Araguaia não apenas produza ferroníquel de alta qualidade e baixa impureza, mas também mate de níquel potencialmente que pode ser atualizado para alimentar diretamente a cadeia de fornecimento de produtos químicos para baterias de veículos elétricos, permanece no caminho para publicação no segundo semestre de 2023.

Em relação ao projeto Vermelho, 100% de propriedade da Horizonte no Brasil, que deve produzir 24.000 toneladas de níquel e 1.250 toneladas de cobalto para fornecer a bateria de veículos elétrico ao mercado, os trabalhos mantiveram-se centrados no estudo de viabilidade e no processo de licenciamento da AIA, com a conclusão do estudo prevista para o primeiro semestre de 2024. “Temos o prazer de confirmar que continuamos dentro do cronograma para o primeiro metal no Araguaia visando o primeiro trimestre de 2024, principalmente com uma forte cultura de segurança instalada em todo o projeto. Atualmente, há um foco principal na prontidão operacional à medida que construímos a equipe operacional e estabelecemos os sistemas, processos e treinamento necessários para a fase inicial”, disse Jeremy Martin, CEO da Horizonte.

O executivo disse ainda que o andamento da construção da Linha 1 do Araguaia, com a adjudicação dos contratos de Estudo de Viabilidade da Linha 2, a Horizonte fica mais perto de entregar o projeto de baixo capex que dobrará a produção de níquel. Os fluxos de trabalho do projeto Vermelho permanecem centrados no Estudo de Viabilidade com a coleta de dados no local progredindo bem, alimentando a engenharia de processo que está em andamento com a Wood plc em Perth. “Estamos satisfeitos com o progresso feito até o momento em todos os fluxos de trabalho e confiantes em nossa capacidade de continuar a entregar enquanto caminhamos para o primeiro níquel no primeiro trimestre de 2024.”