Atlas Lithium planeja produzir 300 mil t/ano

20/06/2023
Avanço foi possível devido à obtenção de bons resultados metalúrgicos pela companhia

 

A Atlas Lithium contratou consultores técnicos para o planejamento e projeto de infraestrutura de sua instalação para processar minério contendo lítio e produzir concentrado de lítio grau bateria um produto procurado na cadeia global de fornecimento de baterias. Tal avanço foi possível devido à obtenção de bons resultados metalúrgicos pela companhia, como a usina incialmente planejada para uma capacidade de produção de 150 mil toneladas por ano, que agora está sendo projetada para produzir até 300 mil toneladas anuais de concentrado de lítio.

Conforme relatado no Relatório Trimestral da Atlas Lithium no Formulário 10-Q, arquivado na Securities and Exchange Commission em 15 de maio de 2023, a Atlas Lithium recebeu um relatório metalúrgico detalhado da SGS Canada, Inc. para estudos realizados ao longo de vários meses nas instalações da SGS Lakefield, em uma amostra de minério contendo lítio do Projeto Neves da Atlas.

O Relatório Metalúrgico observou um alto teor de 7,22% com Separação de Líquidos Pesados (HLS), e o concentrado de lítio de alto teor foi obtido usando Separação de Meio Denso (DMS) padrão, uma abordagem baseada na gravidade que não usa produtos químicos nocivos ou flotação. A classificação final do concentrado de lítio foi de 6,04% Li2O com baixas impurezas (apenas 0,53% Fe2O3) e uma recuperação de lítio de 70%. O Relatório Metalúrgico será emitido como um capítulo no relatório de recurso inaugural em fase de preparação pela SGS.

Marc-Antoine Laporte está preparando o relatório para a SGS. Antes da construção da Usina, a Atlas Lithium espera receber um estudo de viabilidade preparado por especialistas externos. Os referidos laudos técnicos são etapas padronizadas realizadas como parte da progressão da fase de exploração mineral para a condição de produtor mineral. A Atlas Lithium contratou duas consultorias técnicas externas para planejar a infraestrutura e projetar sua fábrica, incluindo a Hatch Ltd., uma empresa de consultoria na indústria de mineração para desenvolvimento de projetos, engenharia e construção.

Para avançar com seus planos, a Atlas Lithium comprou recentemente 76,7 hectares (190 acres) de pastagens não utilizadas no Vale do Lítio, onde pretende construir a fábrica. A planta usará a tecnologia DMS, uma técnica estabelecida e ecologicamente correta para processar minério contendo lítio em concentrado de lítio para baterias.