Appian refloresta quase 200 hectares de Mata Atlântica

30/05/2023
Desde o início da operação na Bahia, há quatro anos, a Appian reflorestou 199,27 hectares do bioma

 

A Appian Capital Brazil desenvolveu na área de sua controlada Atlantic Nickel, em Itagibá (BA), um programa de reflorestamento de Mata Atlântica, vegetação originária do local onde a unidade está localizada. Desde o início da operação na Bahia, há quatro anos, a Appian reflorestou 199,27 hectares do bioma, o equivalente a aproximadamente 279 campos de futebol. De janeiro a março de 2023, houve um crescimento de 4,65% das áreas em relação ao mesmo período do ano passado, o que mostra o avanço do processo.

“O desenvolvimento sustentável e o compromisso com as gerações futuras são prioridades para o grupo Appian. Temos metas consistentes em relação ao reflorestamento nas regiões onde atuamos, o que resultou no crescimento da área recuperada ano a ano. Além disso, nossos ativos têm projetos que englobam ações como doação de mudas para a comunidade local e o monitoramento da flora e da fauna das vegetações originárias. Essa é a nossa forma de operar, com respeito ao meio ambiente e integrados às comunidades onde atuamos”, explica Diogo Oliveira, Diretor de Assuntos Corporativos, Pessoas e SSMA, da Appian Capital Brazil.

A Appian implantou no perímetro de operação da Atlantic Nickel um viveiro que produz 30 espécies locais como Jacarandá da Bahia, Pau Brasil, Ingá de Metro, Aroeira, Ipê, Genipapo, Pinho e Jequitibá, sendo plantadas na região e entorno. O potencial do programa de reflorestamento é de 100 mil mudas anuais. Em 2023, houve crescimento de 10,5% em relação ao ano passado. A meta é atingir 309.740 mil mudas nos próximos cinco anos. Essas mudas também são distribuídas para empregados e parceiros em eventos promovidos na comunidade.

Em 2022, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Itagibá recebeu 1.000 mudas para plantio na cidade, engajando a comunidade local. Além disso, outras 1.000 mudas também foram distribuídas em Ipiaú, por meio de um Drive Thru solidário que arrecadou alimentos a serem destinados a uma ONG do município. Em 2023 também estão sendo planejadas ações socioambientais para celebrar esta data tão importante na agenda global de sustentabilidade.

A Atlantic Nickel tem uma área de preservação ambiental de 542 hectares, localizada nas Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reservas Legais. Para 2023, a meta é recuperar cerca de 60 hectares adicionais de Mata Atlântica. O reflorestamento é feito pela conjunção de dois métodos: o Plantio Tradicional, que consiste na retirada de vegetação antropizada (com características naturais alteradas) e submetida à reabilitação da vegetação por meio do plantio de mudas nativas. E a Nucleação, que atua na formação de "ilhas" ou núcleos de vegetação de espécies com alta capacidade ecológica para melhorar significativamente o ambiente, como a própria dinâmica da floresta. Na Nucleação não existe a retirada de vegetação, mas apenas de um núcleo de um tamanho de 2 metros por 2 metros. Nas bordas, são plantadas as espécies primárias, que têm crescimento mais rápido e geram sombra para as demais, menos resistentes ao sol, que serão inseridas na região central.

Direto da Fonte