Aguia Fertilizantes obtém LI para planta gaúcha

06/11/2022
A expectativa é que a unidade seja construída em até doze meses após o início das obras, com investimento de cerca de R$ 35 milhões.

 

A Aguia Fertilizantes obteve Licença de Instalação para construir sua planta de fosfato no município de Lavras do Sul (RS). O anúncio foi feito pela secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Marjorie Kauffmann, durante a primeira edição da feira Universo Pecuária. “As commodities agrícolas têm um peso enorme no PIB brasileiro e esse projeto nasceu com a proposta de atender o agronegócio nacional, que é tão rico em possibilidades, mas tão dependente dos fertilizantes importados. Queremos oferecer ao mercado um produto natural, com excelente custo-benefício e 100% nacional”, comentou Fernando Tallarico, CEO da Aguia. 

A expectativa é que a unidade seja construída em até doze meses após o início das obras, com investimento de cerca de R$ 35 milhões. A Aguia produzirá 300 mil toneladas anuais de fertilizante fosfatado natural, com capacidade de atendimento de até 15% da demanda do Rio Grande do Sul. A unidade contará com um modelo de produção com zero utilização de água, zero balanço energético e carbono neutro. “Temos muito orgulho em desenvolver um projeto com credenciais ambientais inéditas no estado e com a possibilidade de contribuirmos para o fortalecimento do agronegócio, além da diminuição da dependência brasileira por fertilizantes vindos de outros países”, finaliza Tallarico.