CONTEÚDO APRESENTADO POR:

BYD Chile SpA compra cota de 80 mil t de MML

25/01/2022
As duas cotas concedidas representam 1,8% das reservas reconhecidas de lítio no Chile.

 

O Ministério da Mineração do Chile ofereceu duas das cinco cotas totalizando 400 mil toneladas de lítio metálico comercializável (MML) por meio de um processo de licitação pública nacional e internacional. As duas cotas concedidas representam 1,8% das reservas reconhecidas de lítio no Chile. Uma das vencedoras da licitação foi a BYD Chile SpA, subsidiária da chinesa BYD, apoiada por Warren Buffet, que ofereceu a maior oferta, com US$ 61 milhões, levando uma cota de 80 mil toneladas de MML. 

A BYD Chile SpA terá um prazo de sete anos para realizar a exploração geológica, os estudos e o desenvolvimento do projeto e mais 20 anos para a exploração do metal leve, considerado chave para o desenvolvimento de veículo elétricos. "É uma grande notícia que o Chile, um dos países com os maiores recursos de lítio do mundo, planeje atender à crescente demanda global por lítio e projete o crescimento futuro, para lutar contra as mudanças climáticas. Temos promovido o transporte público elétrico e de energia limpa durante anos e introduzimos a primeira frota de ônibus 100% elétricos com baterias de lítio no Chile, para que o país atinja suas metas de emissão zero”, disse Tamara Berríos, Gerente regional da BYD Chile. 

A expectativa é que o acordo contribua para o mercado local de lítio com 27 anos de experiência em tecnologia de baterias. A área de Pesquisa e Desenvolvimento na indústria de baterias deve fortalecer o desenvolvimento sustentável e inovador no Chile, tanto para sua indústria de mineração nacional quanto para as diferentes comunidades do país. Stella Li, Vice-Presidente Executiva da BYD e Presidente da BYD North America, comentou: "A BYD sempre teve uma visão global e sustentável do desenvolvimento tecnológico, com o objetivo de expandir nossos negócios em todo o mundo. O Chile se tornou o melhor exemplo de adaptação e visão de futuro, demonstrando que sua estabilidade e compromisso com a inovação o posicionaram como líder na América Latina. A BYD tem sido parte desses processos, concentrando-se na inovação e trazendo ao Chile a tecnologia que ajudará a construir um ecossistema sustentável no país. Começamos com a eletromobilidade, e hoje agregaremos valor à extração e produção de lítio".