Equinox Gold usa processo pioneiro para recuperar ouro na Bahia

18/12/2022
Testes indicaram que o melhor método para possibilitar a recuperação do ouro, tendo em vista as características do minério, seria o RIL (Resina em Lixiviação).

Através da Mineração Santa Luz, a Equinox Gold foi uma das eleitas como Empresas do Ano do Setor Mineral na categoria Inovação e Tecnologia. A indicação da empresa se deveu ao seu pioneirismo no uso, no Brasil, da tecnologia que permite a utilização de resina no processo de lixiviação de ouro na unidade que a empresa inaugurou em 2022, localizada no município de Santa Luz (BA). O empreendimento, no qual a Equinox Gold investiu US$ 103 milhões, tem capacidade para produzir 100 mil onças de ouro por ano, com possibilidade de expansão.

A tecnologia permitiu a viabilidade técnico-econômica de um projeto que estava paralisado há alguns anos. A unidade de Santa Luz, que foi implantada pela Yamana Gold, chegou a operar por cerca de um ano – de meados de 2013 a meados de 2014 – mas a produção foi paralisada, devido ao baixo índice de recuperação do metal e desde então a unidade tinha sido mantida em cuidados e manutenção. Depois o empreendimento passou para o controle da Brio Gold, empresa que havia sido criada pela Yamana, e em seguida para a Leagold. Com a fusão da Leagold com a Equinox Gold, Santa Luz passou a fazer parte do portfólio desta. De 2014 até 2020, foi realizado um programa de testes para avaliar as condições da planta de processamento existente, determinar as causas da baixa recuperação de ouro e desenvolver um novo fluxograma e recomendações para modificações na planta a fim de permitir o processamento, com sucesso, do minério carbonoso.

Os testes indicaram que o melhor método para possibilitar a recuperação do ouro, tendo em vista as características do minério, seria o RIL (Resina em Lixiviação) ao invés do tradicional CIL (Carbon In Leaching), que é utilizado na maioria das plantas de concentração de ouro, mas que no caso de Santa Luz não se mostrou eficiente, devido ao tipo de minério.

Leia a matéria completa na edição 425 de Brasil Mineral