Vale faz doações à Defesa Civil em cumprimento a TC

19/08/2021

A Vale entregou, no último dia 13 de agosto, 200 caminhonetes e 479 computadores para estruturação da Defesa Civil em municípios de Minas Gerais. A medida faz parte do Termo de Compromisso assinado pela mineradora junto ao Ministério Público de Minas Gerais e governo estadual, contemplado no Acordo de Reparação Integral, firmado entre a Vale, o Governo do Estado e Instituições de Justiça. 

O Termo de Compromisso prevê aquisições e transferência de bens da ordem de R$ 96 milhões e integra o conjunto de ações compensatórias para o estado de Minas Gerais em decorrência do rompimento da barragem B1, em Brumadinho. A expectativa é que a Vale entregue um total de 497 kits contendo caminhonetes 4x4, notebooks, trenas digitais e 2.485 coletes até o final do ano. A maior parte desses itens será destinada pela Defesa Civil estadual a 479 municípios mineiros para apoiar a assistência e prevenção de riscos localmente. Para a esfera estadual, o Termo de Compromisso, de natureza compensatória, também inclui a renovação de mobiliários e equipamentos de audiovisual para modernização de salas de aula e biblioteca na sede estadual da Defesa Civil. Além disso, dois caminhões-tanque para resgate estão previstos para serem entregues no primeiro semestre de 2022. “Hoje, nem todos os municípios estão, integralmente, organizados para realizar as atividades de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação diante de algum evento adverso. A nova frota e os equipamentos propiciarão mais qualidade e agilidade nos atendimentos e auxiliarão na propagação da cultura de resiliência, proteção e defesa civil no estado de Minas Gerais” – afirma o Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, Cel. Osvaldo de Souza Marques. 

Além da Defesa Civil, o Acordo de Reparação Integral também inclui um Termo de Compromisso para compensação ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais no valor de R$ 71 milhões para compra de equipamentos de resgate, telecomunicação e veículos. A aquisição desses bens ainda está em fase de detalhamento, para garantir uma melhor aplicação dos recursos.

Tags