CBL - Companhia Brasileira de Lítio

Razão Social 
CBL – Cia. Brasileira de Lítio 
www.cblitio.com.br

Fatos relevantes
A CBL é uma empresa 100% nacional, pioneira na lavra subterrânea de pegmatito litinífero e no beneficiamento de espodumênio, minério do qual é retirado o lítio. É uma das poucas empresas no mundo a dominar a tecnologia integrada minério-concentrado-composto químico.
A CBL tem intenção de duplicar sua capacidade de mineração e de beneficiamento até 2030.
 
Receita Operacional Líquida em 2023
R$ 668 milhões

Produção em 2023
A capacidade da empresa é de 42 mil t/ano de concentrado de espodumênio com 5.5% de Li2O. 

Minas em atividade
A empresa opera a mina subterrânea Cachoeira, localizada em Araçuaí (MG), onde lavra o pegmatito litinífero que dá origem ao concentrado de espodumênio, utilizado para produção de compostos de lítio. A extração do minério, que contém o Espodumênio é feita através do método sublevel stopping, incluindo operações com uso de pás carregadeiras comandadas por controle remoto, perfuratrizes Jumbo, software de sequenciamento de lavra e estudos e acompanhamento geomecânico das aberturas geradas durante a lavra. Atualmente, as galerias da Mina da Cachoeira atingem até 180m de profundidade e até 5km de extensão. As reservas na mina somam 4 milhões t. 
A produção dos compostos de lítio se inicia com o processo de rota ácida com tecnologia adaptada pela CBL. 
O processo de produção do Carbonato de Lítio, composto básico para a produção dos demais derivados, consiste em calcinar o Espodumênio para torná-lo suscetível ao ataque ácido, que em seguida é moído e sulfatado com Ácido Sulfúrico.
Este material é lixiviado com água, sua polpa é filtrada e o resíduo sólido é o silicato de alumínio. A solução separada é purificada para ser tratada com Carbonato de Sódio e, assim precipitar o Carbonato de Lítio.
A água mãe da centrifugação do Carbonato, posteriormente reciclada para recuperar o Lítio residual, é basicamente uma solução de sulfato de sódio que contém um pouco de Lítio; após resfriamento, o Sulfato de Sódio Decahidratado é precipitado e desidratado num secador para se obter o subproduto sulfato de Sódio Anidro. Parte do Carbonato de Lítio úmido é seca, resfriada e embalada em sacos plásticos para produção e comercialização do grau técnico ou do tipo peletizado. O restante, ainda úmido, é encaminhado como produto intermediário para produção do Hidróxido de Lítio. O processo de produção do Hidróxido de Lítio consiste em preparar uma polpa com o Carbonato de Lítio e adicionar Hidróxido de Cálcio. Segue-se uma etapa de separação sólido-líquido na qual a solução de Hidóxido de Lítio diluída é separada do Sólido residual. A solução diluída é evaporada, concentrada e filtrada antes de ser resfriada para cristalizar o Hidóxido de Lítio Monohidratado. Em seguida, é separado por centrifugação e embalado em big bags, sacos plásticos ou em barricas de papelão para comercialização.

Mais Perfis