CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Vale conclui descaracterização em Itabira

29/11/2021
A estrutura perdeu suas características de barragem a montante e não exerce mais a função de armazenar rejeitos.

 

A Vale concluiu as obras de descaracterização do dique 5 da barragem Pontal, em Itabira (MG). A estrutura perdeu suas características de barragem a montante e não exerce mais a função de armazenar rejeitos. O trabalho desenvolvido atendeu a todos os protocolos de prevenção à COVID-19. Desde 2019, a mineradora já eliminou sete barragens à montante no Brasil. A mais recente, em julho, havia sido a barragem Fernandinho, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No total, quatro estruturas em Minas Gerais e três no Pará já foram descaracterizadas e reintegradas ao meio ambiente. 

A Vale ainda irá descaracterizar 23 estruturas em Minas Gerais. Todos os projetos seguem em andamento e com acompanhamento pelos órgãos reguladores, Ministério Público e auditorias técnicas independentes. A companhia quer acabar com todas as suas barragens à montante no menor prazo possível, tendo como prioridade a segurança das pessoas e do meio ambiente. 

A conclusão da obra do dique 5 ainda será avaliada pelos órgãos competentes, mas representa o avanço do Programa de Descaracterização e do comprometimento da Vale com uma abordagem mais transparente e segura na gestão de suas barragens.