Vale avança com programa de eliminação

16/01/2022
Ao todo, as ações preveem a descaracterização de 30 estruturas a montante, incluindo barragens, diques e empilhamentos drenados. Desde 2019, sete estruturas já foram eliminadas – quatro em Minas Gerais e três no Pará.

As obras do Programa de Eliminação de Barragens a Montante da Vale, segundo práticas internacionais de monitoramento e gestão, seguem a todo vapor. A informação foi dada recentemente pela companhia, durante o encontro anual com investidores e analistas do mercado de capitais na Bolsa de Nova York, o Vale Day.

Ao todo, as ações preveem a descaracterização de 30 estruturas a montante, incluindo barragens, diques e empilhamentos drenados. Desde 2019, sete estruturas já foram eliminadas – quatro em Minas Gerais e três no Pará. Ou seja, não exercem mais a função de armazenar rejeitos.

Em 2021, foram concluídas as obras de eliminação da barragem Fernandinho, no Complexo Vargem Grande. Também já foi finalizada a descaracterização do dique 5 da barragem do Pontal e está em vias de conclusão o reforço do dique 4 para posterior eliminação, assim como terminadas as estruturas de contenção a jusante que reforçam a segurança de todas as barragens em níveis de emergência críticos da Vale.

Foram ainda concluídas as contenções que servem às barragens Forquilhas I, II, III, IV e Grupo, da mina Fábrica e iniciada a remoção de rejeitos das barragens Sul Superior e B3/B4, “essencial para o avanço dos projetos de eliminação”.

Leia o artigo completo na edição 416 de Brasil Mineral