Troca de CEO: sai Tito Martins, entra Ignacio Rosado

16/09/2021
Peruano, Ignácio Rosado conta com mais de 16 anos de experiência na indústria de metais e mineração.

 

A Nexa Resources anunciou que a partir de 1º. de novembro de 2021 Ignacio Rosado passará a atuar como CEO da companhia, em substituição a Tito Martins, que permanece na empresa até o final de dezembro, para fazer a transição. O novo CEO assume oficialmente em 1 de janeiro de 2022. 

Segundo a empresa, a troca faz parte do planejamento sucessório executivo. Peruano com mais de 16 anos de experiência na indústria de metais e mineração, além de ampla experiência em Conselhos de Administração em distintos países, Ignacio Rosado “liderou a oferta pública inicial da Hochschild Mining Plc e a estratégia de aquisição da Canadian Mining Assets. Também conduziu a reorganização e transformação da Volcan Compañia Minera S.A.A., o que incluiu a construção de duas minas polimetálicas e a emissão de títulos de dívida superior a US$ 1 bilhão”, informa a Nexa. Ele também foi CEO da Volcan Compañia Minera S.A.A. desde 2014, sendo antes CEO adjunto desde 2010. O executivo ainda atuou como diretor e CFO da Hochschild Mining Plc. e como Gerente de Projetos Sênior na McKinsey & Company desde 2000. Durante esse período, foi parte do Conselho de Administração da Lake Shore Gold Corp., Zincore Metals, Cordoba Minerals e Kaizen Discovery. É formado em Economia pela Universidad del Pacífico no Peru e possui MBA pela Ross School of Business, University of Michigan.

Tito Martins, que liderava a Nexa desde 2012, conduziu a jornada de transformação da empresa e a oferta pública inicial em 2017, lançando as bases para uma trajetória de liderança na indústria de metais e mineração. “Ele também implantou o Jeito Nexa, iniciativa que reforçou o modelo de negócio da empresa e transformou sua cultura empresarial, além de conduzir a construção e desenvolvimento do projeto Aripuanã, a sexta mina subterrânea da empresa no Brasil. Esse projeto integra a estratégia da companhia para ampliar a integração entre as operações de mineração e metalurgia”, afirma o comunicado da Nexa. 

 “Ao Tito, agradecemos sua liderança e anos de trabalho na Nexa. Suas contribuições para a empresa nos prepararam para alcançar o sucesso contínuo nos anos que virão”, afirma Jaime Ardila, presidente do Conselho de Administração. “Como parte do nosso planejamento sucessório de CEO de longo prazo, seguido pelo extenso e cuidadoso trabalho realizado pelo comitê de nomeação e governança de nosso Conselho de Administração, acreditamos que Inácio Rosado é extremamente qualificado para agregar às realizações de Tito Martins. Estamos confiantes em sua capacidade de continuar trazendo fortes resultados para a Nexa, gerando valor sustentável”, acrescentou Ardila.

Direto da Fonte