CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Samarco divulga Relatório 2020

09/10/2021
O documento tem como objetivo apresentar o desempenho econômico, ambiental, social e de governança.

 

A Samarco Mineração divulgou o Relatório de Sustentabilidade referente ao ano de 2020. O documento tem como objetivo apresentar o desempenho econômico, ambiental, social e de governança e evidenciar a estratégia da empresa, alinhada ao propósito de fazer uma mineração diferente, mais segura e sustentável. 

Em dezembro de 2020, a Samarco retomou as operações, com 26% da capacidade e produção estimada em cerca de oito milhões de pelotas de minério de ferro anuais. Nesta etapa de retomada, a Samarco adotou novas tecnologias para disposição final de rejeitos – cava confinada e sistema de filtragem de rejeitos para empilhamento a seco, o que amplia a segurança. Em paralelo, o documento traz outras ações da empresa frente aos desafios apresentados pela COVID-19, com o foco na saúde e segurança dos empregados e no apoio à sociedade, medidas preventivas, os protocolos de saúde estabelecidos e as doações de produtos e equipamentos aos territórios que recebem a empresa em Minas Gerais e no Espírito Santo. "O principal objetivo do relatório é contribuir para promover o diálogo transparente e reconstruir nossas relações com a sociedade, com o propósito de buscar uma mineração diferente. O processo de construção envolveu iniciativas de diversas áreas e será uma maneira de reforçarmos o entendimento e concretizar nossa estratégia de sustentabilidade, além de apresentarmos nossos avanços, projetos, desafios e indicadores ao longo de 2020", destaca o gerente-geral de Sustentabilidade, Daniel Medeiros. 

O Relatório de Sustentabilidade destaca também a inovação nos processos da Samarco, em busca soluções de menor impacto ambiental e novas formas de disposição de rejeitos, e a criação do Programa Força Local, que tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento socioeconômico nos municípios que recebem a Samarco. Elaborado em conformidade com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), de Relato Integrado do International Integrated Reporting Council / Value Reporting Foundation (VRF); e os dez Mining Principles do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM, na sigla em inglês), o documento inclui ainda indicadores correlacionados com o Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. 

A revisão da estratégia de sustentabilidade, iniciada em 2020, culminou na Declaração de Compromisso com a Sustentabilidade lançada em julho deste ano, e apresentada no relatório. A estratégia foi revisitada após um processo colaborativo que envolveu todas as áreas da empresa, pesquisa e entrevistas com lideranças e formadores de opinião, considerando objetivos e metas específicos a serem alcançados em 2021 e 2022. Disponível no site da Samarco (www.samarco.com/sustentabilidade), a Declaração de Compromisso com a Sustentabilidade está alicerçada na governança e cultura organizacional, estruturada ainda nos pilares ESG, onde a Samarco reforça propósito de gerar resultado e construir valor para a sociedade, buscando a gestão de seus impactos, sobretudo, colaborando com o desenvolvimento socioambiental nos territórios e comunidades anfitriãs em Minas Gerais – Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara, e no Espírito Santo – Anchieta, Guarapari e Piúma.

"A declaração está alinhada aos desafios e tendências atuais de sustentabilidade ESG que balizam nossas tomadas de decisão e nossos projetos e investimentos, de forma conectada aos temas mais relevantes na perspectiva dos diversos públicos, após um processo de consulta para atualizar a nossa Matriz de Materialidade. Estamos engajados na mitigação e compensação dos impactos, no fomento dos benefícios das nossas atividades e no cuidado com as relações humanas por meio do diálogo contínuo e transparente com os atores da nossa cadeia de valor", destaca Medeiros.  Além da declaração de compromisso, a Samarco aderiu à "Carta Compromisso do IBRAM perante a sociedade", documento com propósitos voluntários que estabelece diretrizes e metas em 12 áreas que ajudam a avançar e ressignificar o setor em torno de objetivos e compromissos comuns.