Planos de crescimento seguem, agora sob um novo controlador

07/12/2021

A Appian Capital Brazil foi uma das eleitas como Empresa do Ano do Setor Mineral, na Categoria Crescimento, pela implantação do projeto Serrote com prazo e orçamento menores do que o previsto, além da retomada e planos de expansão da Atlantic Nickel.

Em outubro de 2021, logo depois de encerrada a votação, a sul-africana Sibanye-Stillwater adquiriu os ativos da Appian Capital Brazil, formados pelo projeto Serrote, da Mineração Vale Verde, em Alagoas, e da Atlantic Nickel, na Bahia. Pela transação, a Sibanye-Stillwater está desembolsando US$ 1 bilhão, mais 5% de royalties sobre o níquel que vier a ser produzido na mina subterrânea cuja implantação está prevista pela Atlantic Nickel.

De acordo com Neal Froneman, CEO da Sibanye-Stillwater, o que levou o grupo a fazer a aquisição foi a qualidade dos ativos. “Santa Rita é um dos dez principais ativos mundiais de níquel sulfetado, com custo de produção no primeiro quartil, uma mina com vida útil de sete anos e com potencial de ser estendida para 27 anos, através da implantação de uma mina subterrânea.

O projeto Serrote também está entre os produtores de mais baixo custo e possui uma vida útil da mina de 13 anos. E assim como a Atlantic Nickel, também tem potencial para extensão da vida útil”.

Leia o artigo completo na edição 415 de Brasil Mineral