CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Mudanças no Comitê Executivo em novembro

22/09/2021
Para a Vice-Presidência Executiva, a mineradora anunciou Luciano Siani Pires.

 

A Vale criou em março de 2021 a Vice-Presidência Executiva de Estratégia e Transformação de Negócios, responsável por liderar iniciativas para posicionar a companhia para o futuro, ao agregar as áreas de Exploração Mineral, Desenvolvimento de Negócios, Inovação e Transformação Digital. A Vice-Presidência Executiva também deverá integrar os esforços de transformação da Vale para atingir suas ambições de ser benchmark em segurança, operador confiável de classe mundial, organização orientada a talentos, líder na mineração de baixo carbono e referência em criação e compartilhamento de valor.

Para a Vice-Presidência Executiva, a mineradora anunciou Luciano Siani Pires, desde 2012 na posição de Vice-Presidente Executivo de Finanças e Relações com Investidores. “Luciano conhece profundamente a companhia e a indústria e tem o respeito e a admiração da organização e de nossos parceiros de negócio. É um grande nome para liderar a construção de nosso futuro e nos traz a segurança, também, de que o crescimento se dará com disciplina de capital”, afirmou Eduardo Bartolomeo, Presidente da Vale.

Para substituir Siani no cargo, a Vale optou por Gustavo Pimenta, que há doze anos atua na AES - como CFO global nos últimos três anos, tendo anteriormente exercido as funções de CFO de diversas unidades de negócio no Brasil e no exterior. Previamente ocupou as posições de Diretor de Planejamento e Estratégia e Vice-Presidente de Performance e Serviços.

Na AES, Gustavo liderou o reposicionamento global da companhia para uma empresa focada em ESG e baixo carbono, tendo participado ativamente das iniciativas de diversidade e inclusão do grupo. É membro de diversos Conselhos de empresas, como AES Gener no Chile e AES Clean Energy nos EUA. Anteriormente à AES, foi vice-presidente de estratégia e M&A do Citibank em Nova Iorque e trabalhou como Auditor da KPMG por três anos, no início da sua carreira, “Gustavo representa uma relevante adição ao Comitê Executivo, trazendo sua experiência global e uma visão renovada aos nossos negócios, com forte capacidade de liderança no direcionamento de nossos esforços coletivos para atingimento das ambições da Vale”. As mudanças são efetivas a partir de 1º de Novembro de 2021.