CONTEÚDO APRESENTADO POR:

LabÁgua acelera projetos que tragam soluções

05/10/2021
Programa tem como objetivo buscar soluções para a escassez de água no semiárido brasileiro.

 

A Votorantim Energia e o Instituto Votorantim anunciaram os projetos aprovados no 1° LabÁgua, programa de inovação da parceria, que tem como objetivo buscar soluções para a escassez de água no semiárido brasileiro. Os selecionados são o GeoGO (Brasília, DF), SDW (Salvador, BA), Versati (Campinas, SP) e o Instituto Nacional do Semiárido - INSA (Campina Grande, PB). 

Todos os projetos foram acelerados nos últimos dois meses em uma programação focada em seu desenvolvimento e adaptabilidade ao território, sob mentoria de especialistas convidados e da própria companhia. Os projetos - provenientes de 12 estados, do Distrito Federal e do exterior - pleitearam a seleção com MVPs (mínimo produto viável) validados ou em fase de validação. "Desde que iniciamos nossa atuação na região da Serra do Inácio, no sertão piauiense e pernambucano, em 2016, buscamos desenvolver e apoiar ações que levem qualidade de vida à população, unindo o desenvolvimento socioeconômico à preservação do meio ambiente. Com parceria do Instituto Votorantim, nós criamos um programa inovador que integra outro agente nesse contexto: a própria comunidade, que participará dessa etapa final, de prototipagem, ajudando a ampliar as condições de replicabilidade em outros territórios", diz Rômulo Vieira, diretor corporativo da Votorantim Energia.

O teste em campo acontecerá nos seis municípios que integram a região da Serra do Inácio. Os empreendedores terão capital semente de até R$ 230 mil, distribuídos de acordo com as necessidades de cada um dos quatro aprovados. O início do trabalho está previsto para novembro de 2021. O programa ganha mais importância dada à escassez hídrica atual e a preocupante situação hídrica em diversas regiões do Brasil. "O ecossistema de água e saneamento não é tão maduro no Brasil quanto outros, como healthtechs ou fintechs. Queremos impulsionar soluções inovadoras e de impacto de curto e longo prazos, que possam ser instaladas em vários territórios. Acreditamos que o uso de novas tecnologias é um caminho exitoso para enfrentar esse problema", afirma Juliana Mitkiewicz, responsável por Inovação e P&D no Instituto Votorantim. 

Os outros projetos, como o GeoGO, em Brasília, desenvolvem soluções tecnológicas baseadas na natureza, voltadas à recarga gerenciada de aquíferos, aplicável em região semiárida para diversos sistemas produtivos, o que inclui ambientes rurais e urbanos. O projeto acelerado no LabÁgua propõe utilizar as torres de eólicas da Votorantim Energia para captar água de chuva para consumo da população e excedente destinado ao aquífero. O projeto-piloto vai se basear em uma das torres de aerogeradores e deverá captar 400 mil litros de água, o suficiente para abastecer 45 pessoas por três meses. A instalação leva de sete a dez dias. Já o projeto da SDW, de Salvador, propõe resolver a escassez hídrica por meio de tecnologia que permite a potabilidade da água. O projeto acelerado é o Aqualuz, purificador de água em formato de bandeja metálica, protegida por um tampo de vidro, que utiliza o SODIS, método de desinfecção a partir da luz solar. O processo purifica a água para consumo humano. 

O dispositivo de bombeamento manual de água é conectado às cisternas das casas. A tecnologia entregue pela SDW tem durabilidade de 20 anos e o projeto-piloto propõe a instalação de 20 unidades na Serra do Inácio para impactar de 60 a 100 pessoas. Além do aparelho, a SDW realiza um curso de formação socioambiental com os moradores e monitoramento do projeto. O cronograma de atuação prevê dois meses de trabalho da equipe.

Já o Instituto Nacional do Semiárido - INSA, de Campina Grande (PB):desenvolve solução sustentável de esgotamento sanitário rural (economia de água e sem fertilizantes químicos), com produção de água de reuso para irrigação eficiente na agricultura familiar, promovendo o incremento na renda das famílias e na saúde pública preventiva. A solução SARA - Saneamento Ambiental e Reuso de Água, integra a coleta e o tratamento de esgoto ao reuso de água e de nutrientes por meio de um ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável, baseado na melhoria da saúde da população rural, conservação dos recursos hídricos e ambientais, aumentos da produção agrícola e renda dos agricultores. A prototipação, junto a cinco famílias, será feita em dois meses. O último projeto é o Versati, de Campinas (SP) que via melhorar a saúde e qualidade de vida das famílias rurais com acesso econômico e permanente à água purificada e baixo custo de implementação. O Purafiltra é purificador microbiológico de água para o consumo humano, no uso doméstico, com tecnologia de ultrafiltração e certificado pelo INMETRO. O equipamento proporciona água de qualidade ao custo de R 0,12 por 20 litros e sem quaisquer custos com instalação hidráulica, manutenção, trocas de refis, adição de produtos químicos ou eletricidade.