Comitiva do BRICS visita unidade em Caxias do Sul

05/10/2021
A planta é considerada a maior de produção de grafeno em escala industrial da América Latina.

 

A UCSGRAPHENE, unidade de negócios da Universidade de Caxias do Sul que atua na prestação de serviços tecnológicos voltados à produção, aplicação e caracterização de grafeno e seus derivados, recebeu, no final de setembro, institucional de representantes de instâncias de negócios do BRICS (grupo dos chamados grandes países emergentes, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que juntos respondem por 23% do PIB mundial). 

Estiveram na comitiva a especialista de Relações Internacionais Rússia-Brasil e representante de Projetos Internacionais do BRICS, Margarita Iskandarov; o embaixador do Fórum dos Municípios do grupo (IMBRICS) no Brasil, Davenir Cavalcante; e o Relações Institucionais da delegação brasileira no fórum IMBRICS, Rafael Simões. O grupo conheceu as iniciativas voltadas à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) conduzidas pela unidade de Caxias do Sul. Consolidada como a maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina, a UCSGRAPHENE atende aos mais diversos setores industriais, além de estar conectada aos pesquisadores da Universidade, que têm atuado em projetos e produtos com nanotecnologia aplicada.

Ao final do encontro, a especialista de Relações Internacionais Rússia-Brasil do BRICS, Margarita Iskandarov, sugeriu rodadas de negócios para o intercâmbio de tecnologias e experiências e adiantou a possibilidade de instalação de um escritório do BRICS na região, em avaliação a partir de agora, para a viabilização de futuros projetos conjuntos.