CBA adquire 80% da Alux do Brasil

05/11/2021
Com a aquisição da Alux do Brasil, a CBA entrará no mercado de ligas secundárias de alumínio.

 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) assinou acordo para adquirir 80% da Alux do Brasil, localizada em Nova Odessa (SP), por R$ 110 milhões. A companha tem ainda opção de compra dos 20% restantes a partir do terceiro ano após a conclusão da transação.

Com a aquisição da Alux do Brasil, a CBA entrará no mercado de ligas secundárias de alumínio, além de expandir a própria capacidade produtiva de alumínio reciclado em cerca de 20%. A aquisição reforça o posicionamento da CBA no mercado de reciclagem no Brasil e amplia suas bases para expansões adicionais no futuro, incluindo novos mercados. "A aquisição está alinhada à nossa estratégia de longo prazo de ampliar a capacidade de alumínio reciclado e também contribuirá com o nosso compromisso de produzir alumínio com uma pegada de carbono cada vez menor", afirma Ricardo Carvalho, CEO da CBA. A companhia já produz alumínio de baixo carbono e tem como objetivo reduzir 40% da sua emissão de gases do efeito estufa até 2030 nos processos desde a mineração até a etapa de fusão. 

A conclusão da transação e a transferência do controle para a CBA estão sujeitas à autorização dos órgãos reguladores competentes. Até o fechamento do processo, as operações de ambas as empresas continuarão de forma independente.