CONTEÚDO APRESENTADO POR:

ANM concede desinterdição no site Fábrica

27/07/2021
A retomada permite a manutenção da produção próxima à capacidade nominal de 6 milhões de toneladas anuais.

 

A Agência Nacional de Mineração (ANM) concedeu termo de desinterdição para a operação definitiva das plantas de beneficiamento, pelotização e lavra da Vale, na Área 15, no site Fábrica, Ouro Preto (MG). 

A operação de Fábrica operava via processamento a úmido desde abril, em regime de testes, para avaliar impactos geotécnicos destas operações nas estruturas próximas ao site. Os testes, sob a supervisão e com a anuência dos órgãos reguladores e auditores externos, não detectaram incremento de risco às estruturas. 

A retomada do processamento a úmido em Fábrica permite a manutenção da produção próxima à capacidade nominal de 6 milhões de toneladas anuais da planta de beneficiamento, além de garantir uma melhora na qualidade média do portfólio de produtos da Vale e maior flexibilidade operacional.

A Vale decidiu manter inativa a operação de pelotização, tendo em vista algumas restrições operacionais, tais como acesso a certas frentes de lavra e a interdição de detonações, o que impactam a qualidade adequada para a produção de pellet feed.