CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Agência para desenvolver municípios no Jequitinhonha

13/07/2021
Objetivo é contribuir para o desenvolvimento local e a diversificação das bases econômicas dos municípios de Araçuaí e Itinga.

 

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local e a diversificação das bases econômicas dos municípios de Araçuaí e Itinga, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, os CEOs da Sigma Mineração S.A., Calvyn Gardner e Ana Cabral, entregaram aos prefeitos, Tadeu Barbosa de Oliveira e João Bosco Gusmão Cordeiro, o projeto executivo de criação de uma Agência Privada de Investimentos. O projeto, financiado pela Sigma, abrange desde a concepção do modelo de Agência mais adequado à região até a sua implantação e monitoramento.

Para a elaboração e execução do projeto, a Sigma contratou o TSX Group, que utilizará metodologia adaptada do Banco Mundial, testada com sucesso em vários países. A Sigma acredita que esta Agência, que já conta com a parceria do INDI (Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais), será um foro ideal para a discussão do desenvolvimento regional e a inserção do território na agenda nacional e internacional de investimentos. Os princípios orientadores da Agência são: a independência funcional, uma governança forte, a promoção do território, a facilitação de investimentos e a inteligência de investimentos.

A primeira fase, que definirá a elaboração do modelo de agência mais adequado à realidade local, já foi iniciada e conta com a participação de diversos stakeholders dos dois Municípios. Em uma segunda fase, prevista para ser iniciada em 4 a 5 meses, será feita a estruturação do modelo adotado, a implantação e a operação da Agência. A Sigma, como empresa âncora do projeto, garantiu em seu contrato com a TSX o acompanhamento/monitoramento da Agência por um período de três anos. 

De acordo com a Sigma, essa contribuição ao processo de desenvolvimento dos municípios de Araçuaí e Itinga “vai ao encontro do Programa de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais, lançado recentemente pelo governador Romeu Zema, e aos anseios da comunidade”.

A solenidade de entrega do Projeto da Agência, realizada em junho, na sede da empresa, em Itinga, contou com a presença do Governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio de Avelar, do Presidente do Instituto Integrado de Desenvolvimento – INDI, João Paulo Braga e dirigentes da Sigma, entre outras autoridades.