FERTILIZANTES

Yara aumenta entregas no segundo trimestre

27/07/2016

 

A Yara International ASA registrou resultados mais fracos no segundo trimestre de 2016, quando comparado ao mesmo período de um ano atrás. Excluindo itens especiais, o Ebitda da Companhia recuou 22%, já que os preços de fertilizantes foram parcialmente compensados por ganhos de energia e de algumas transações cambiais.

“As entregas e a produção da Yara foram altas, mas as margens caíram no trimestre, devido à retração dos preços dos fertilizantes em nível mundial. O mercado atual faz com que fortaleçamos cada vez mais nossas operações”, disse Svein Tore Holsether, Presidente e CEO da Yara. O executivo disse ainda que a empresa está desenvolvendo programa de melhorias para novos projetos e os já existentes. “Tenho o prazer de anunciar que temos até agora identificados, pelo menos, US$ 500 milhões de potencial no ano", disse Svein Tore Holsether.

O lucro líquido atingiu 3.072 milhões de coroas norueguesas (NOK) ante os 2.916 milhões de coroas norueguesas do mesmo trimestre de 2015. O resultado por ação caiu de 9,58 NOK para 6,37 NOK no trimestre. No segundo trimestre, o Ebitda foi de 3,958 milhões de NOK ante os 505 milhões de um ano antes. O Ebtida reportado para segundo trimestre inclui um ganho de 1.553 milhões de coroas norueguesas de desinvestimento pela divisão de CO2 da Yara Europa.

A entrega mundial de fertilizantes da Yara manteve-se estável na comparação dos trimestres, mas a Yara aumentou em 8% o fornecimento de seus produtos, impulsionada principalmente pela demada de nitratos na Europa. No Velho Continente, as entregas de fertilizantes cresceram 4%, com as entregas de nitrato e NPK aumentando em 14% e 3%, respectivamente.

A Yara prevê uma carteira de pedidos maior no terceiro trimestre quando comparada ao mesmo trimestre de 2015. No Brasil, a Companhia acredita em um crescimento contínuo pela alta na demanda por fertilizantes para exportações de produtos agrícolas, além da disponibilidade de crédito que teve impacto positivo  na demada de fertilizantes no ano.