Yamana Gold quer reduzir emissões até 2030

14/12/2021
Empresa espera produzir cerca de 85% de suas onças com energia renovável até o final de 2022.

 

A Yamana Gold concluiu seu estudo sobre a Estratégia de Ação Climática, anunciada em 11 de fevereiro de 2021, que descreve o compromisso da mineradora com um futuro de baixo carbono. Iniciado neste ano, o estudo estabeleceu metas de redução de gases de efeito estufa (GEE) baseadas na ciência até o final do ano. 

Até o momento, a Yamana elevou sua ambição de ação climática ao adotar uma meta de 1,5ºC em comparação aos níveis pré-industriais; concluiu trabalho básico de ação climática, que inclui a determinação das emissões do ano-base, previsões de emissões, caminhos de redução de GEE para as emissões do Escopo 1 e 2 e riscos físicos e de transição alinhados com a Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD); redução anual de emissões de aproximadamente 4,2% até 2030 para atender a um cenário de temperatura de 1,5ºC que a Empresa espera atingir até essa data; produzir cerca de 85% de suas onças com energia renovável até o final de 2022. Com isto, a Yamana será capaz de cumprir as metas com um investimento modesto, quase incremental, além de continuar a avaliar novas oportunidades para melhorar seus objetivos de redução de GEE, incluindo a adoção de tecnologias avançadas para suas novas minas. 

A Yamana estabeleceu previsões de emissões até 2030 com base nos planos de vida de mina para suas quatro operações integrais e estabeleceu os caminhos de redução de GEE para as emissões do Escopo 1 e 2 nas operações da Companhia na Argentina, Brasil e Chile. O trabalho liderado por um Grupo de Trabalho interdisciplinar em colaboração com as operações e com o envolvimento de especialistas terceirizados respeitados, também identificou e avaliou os riscos físicos e transitórios nas operações, incluindo mitigação de risco e impactos financeiros, como parte do alinhamento da Empresa com as recomendações do TCFD. O trabalho foi realizado em conformidade com as melhores práticas internacionais em evolução, incluindo o GHG Protocol, as diretrizes da Science-Based Targets Initiative (SBTi) e o Protocolo de Mudança Climática da Associação de Mineração do Canadá Rumo à Mineração Sustentável.

A empresa concluiu que será capaz de cumprir essas metas de redução até  2030 e atender ao cenário de temperatura de 1,5ºC é em parte resultado de um foco em minas subterrâneas eficientes e de alto grau e operação em jurisdições que têm uma grande proporção de eletricidade verde renovável disponível. Um contrato de compra de energia recém-assinado na Minera Florida, programado para entrar em vigor em 2022, fornecerá eletricidade 100% renovável nos próximos cinco anos. Como parte de seus planos de crescimento anunciados anteriormente em Wasamac, Odyssey e Jacobina, a Yamana está avaliando oportunidades para reduzir ainda mais suas emissões de GEE, investindo em veículos elétricos a bateria, automação e outras tecnologias emergentes. O crescimento de curto prazo da empresa em Quebec e no Brasil alavancará redes elétricas que têm uma alta proporção de energia verde e renovável. Hidrelétricas e outras formas de energia de combustível não fóssil constituíram mais de 99,9% da energia da rede de Quebec em 2020. 

Em 2022, a Yamana continuará a refinar sua análise e transição para uma abordagem mais focada nas operações, à medida que continua trabalhando para identificar e avaliar oportunidades adicionais para reduzir as emissões de GEE. A empresa também começará a definir suas emissões de GEE de escopo 3, incluindo aquelas de sua mina canadense Malartic, onde detém 50% de participação.