IBRAM

Wilson Brumer assume Conselho

17/04/2019

 

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) nomeou Wilson Brumer como presidente do Conselho até junho deste ano, quando ele deverá assumir o posto de conselheiro independente. Brumer vai liderar o processo de mudança, além de indicar o novo presidente do Instituto. "Neste momento de tantos desafios para o setor mineral, entendemos que precisamos reforçar o papel do Instituto como 'think tank' da indústria e promotor de melhores práticas," afirma Luiz Eduardo Osorio, que está deixando a presidência do Conselho.
 
Com larga experiência no setor mineral, Wilson Brumer foi secretário estadual de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e presidente do Conselho de Administração da Cemig e Codemig. Atuou como CEO da Acesita e da antiga Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), além de ter presidido Conselhos de Administração de empresas como Usiminas, Grupo Paranapanema e BHP Billiton no Brasil. Presidiu também a Vale entre os anos de 1990 a 1992, quando a empresa ainda era estatal, e ocupou cargos na área financeira da companhia. "A mineração tem uma importância fundamental para o País e sobretudo para os estados onde se concentram as operações. Cabe ao Ibram aproximar a mineração da sociedade, ter humildade para ouvir as questões dos diversos stakeholders e estar à frente de discussões relevantes como um novo marco regulatório para o setor," afirma Brumer.
 
Ele acrescenta que o Ibram espera ser um lugar de excelência que possa contribuir, principalmente, para o debate do novo marco regulatório da mineração, além de aprimorar a segurança de barragens, promover as melhores práticas e destacar a importância da mineração para o desenvolvimento dos estados. “A indústria de mineração responde por quase 17% do PIB Industrial e movimenta US$ 34 bilhões por ano, gerando 180 mil empregos diretos e mais de dois milhões indiretos. Todo desempenho do setor mineral ocorre com uma mínima ocupação territorial, de apenas 0,5% do território”, segundo o Ibram.