CIMENTO

Votorantim investe em fábrica fluminense

09/08/2017

 

A Votorantim Cimentos investiu R$ 2,5 milhões na fábrica localizada em Cantagalo (RJ), montante destinado à modernização de equipamentos que realizam o coprocessamento. Em linha com o seu plano estratégico de sustentabilidade, a companhia acredita que o aporte contribuirá para elevar o nível de substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia alternativas no processo produtivo.
 
De acordo com Bruno Marin, Gerente de Coprocessamento do Sul/Sudeste da Votorantim Cimentos, o coprocessamento permite substituir os combustíveis fósseis e as matérias-primas tradicionais na produção de cimento. A prática é realizada pela empresa desde 1991 e já resultou na redução de recursos naturais não-renováveis e de emissões de CO2 (dióxido de carbono). Os novos sistemas de dosagem de combustível e injeção de resíduos líquidos nos fornos irão ajudar a aumentar em pelo menos 10% a substituição de coque de petróleo da Unidade. Cantagalo terá capacidade de consumir 9.700 toneladas de resíduos líquidos e 11.600 toneladas de resíduos sólidos por ano.
 
“Temos clara nossa responsabilidade em minimizar os impactos do nosso processo produtivo e o investimento em inovação é parte fundamental desse esforço. Por meio do coprocessamento, a indústria do cimento pode contribuir de forma significativa com o planeta, melhorando a sustentabilidade do negócio”, completa Carlos Vicente Flores, Gerente da unidade Cantagalo da Votorantim Cimentos.
 
Em 2016, por meio do coprocessamento, a Votorantim Cimentos reduziu a emissão de 213 mil toneladas de CO2, o equivalente ao que é emitido por um caminhão ao rodar 1.700 vezes ao redor da Terra.