CIMENTO

Votorantim deve iniciar operação em Edealina

28/10/2015

 

O Governador em exercício do Estado de Goiás, José Eliton de Figueiredo Jr, visitou, dia 27 de outubro, as obras da nova fábrica da Votorantim Cimentos, localizada em Edealina, município a 150 km da capital goiana. A comitiva tinha ainda a presença do vice-governador, Prefeito da cidade e vereadores da região. A fábrica da Votorantim Cimentos terá capacidade para produzir 2 milhões de toneladas anuais de cimento e entre empregos diretos e indiretos serão geradas 600 vagas. O investimento total na planta é de R$ 600 milhões.

Segundo o Gerente Geral de projetos da Votorantim Cimentos, Olavo Kaehler, a fábrica está praticamente pronta para iniciar as operações. A conclusão da obra civil acontece em novembro. “Contamos com a parceria do Estado de Goiás para que a operação possa ter início ainda em 2015. Ainda dependemos de obras de infraestrutura, tais como a ligação da energia elétrica e a conclusão das estradas de acesso para o escoamento do produto. A parceria do governo do Estado é essencial para a viabilidade da operação”, explica.A fábrica de Edealina produzirá o cimento da marca Tocantins e irá abastecer os mercados de Goiás, Triângulo Mineiro e regiões Norte e Noroeste do Estado de São Paulo.

Como parte das comunidades nas quais opera, a Votorantim Cimentos trabalha constantemente para melhorar o diálogo, promover qualidade de vida, com investimentos no desenvolvimento econômico e social. Em Edealina, a Votorantim Cimentos construiu uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e entregou um raio-X, um digitalizador de imagens, e um ultrassom, instalados no Hospital Municipal. A nova UBS tem capacidade para atender 80 pessoas por dia, serviços de atenção básica, como consultas médicas de clínica geral e odontologia, além de obstetrícia e pediatria. Em Edeia, a empresa entregou uma Unidade Mista de Saúde (UMS), o que possibilitará a realização de consultas médicas de clínica geral, odontologia, pediatria e atendimento psicológico.

A Votorantim Cimentos desenvolveu outras iniciativas em Edeia e Edealina, como o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, realizado com o apoio do Sebrae Goiás, que busca fortalecer os pequenos e médios empresários da região. A empresa também promove o Programa de Formação de Conselho Comunitário para o Desenvolvimento Local; e Programa VIA, que tem como proposta contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e fortalecer as estruturas de gestão da área de crianças e do adolescente. A unidade tem a parceria do Sesi na realização de cursos de segurança alimentar e nutricional, promovidos através do programa Cozinha Brasil nas cidades de Edealina, Edeia e Indiara.