CIMENTO

Votorantim completa três anos em Cuiabá

14/04/2016

 

A Votorantim Cimentos comemora três anos de atuação em abril na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, onde já dobrou a capacidade de produção de sua fábrica de 1,2 milhão de toneladas para 2,5 milhões de toneladas de cimento da marca Itaú.

Localizada em Nobres, no Distrito de Aguaçu, a planta já recebeu R$ 400 milhões em investimentos e gera atualmente 600 empregos diretos e indiretos. A unidade mato-grossense opera segundo os pilares de sustentabilidade da Companha - bem-estar da comunidade local e preservação do meio ambiente. A fábrica utiliza o coprocessamento de rejeitos industriais e resíduos sólidos para substituir parte dos combustíveis fósseis na produção de cimento. Por mês, são coprocessados aproximadamente 20 mil toneladas, um volume com potencial para crescer a partir de novas parcerias com os setores público e privado.

O coprocessamento na Votorantim Cimentos de Cuiabá conta com licenciamento ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Com a substituição de combustíveis fósseis, a Votorantim ajuda a reduzir o passivo ambiental no município, diminuindo a quantidade de resíduos no aterro sanitário. A medida ainda evita a emissão de gases, como o metano, que são prejudiciais à saúde humana e aumentam o efeito estufa.