Voith comemora 155 anos de história

11/08/2022
Empresa foi fundada em 1867 como uma serralheria com 30 funcionários, por Friedrich Voith.

 

Empresa global de tecnologia, o Grupo Voith comemora, neste mês de agosto, 155 anos de história com cerca de 20 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. Fundado em 1867 como uma serralheria com 30 funcionários, por Friedrich Voith, a companhia alia até hoje os valores de uma empresa familiar orientada à sustentabilidade a inovações tecnológicas de ponta. 

Apenas alguns anos depois da sua fundação, a Voith tornaria o papel um produto de massa por meio de inovações – como o seu desfibrador de madeira. Paralelamente, a Voith também tornou-se pioneira no setor hidrelétrico, com inovações como o Voith Schneider Propeller (sistema de propulsão marítima); a turbina hidrelétrica Kaplan; o princípio hidrodinâmico (princípio de Föttinger); e o processo de destintamento, que possibilitou o uso do papel recuperado para a fabricação de papel. 

Após sua fundação, o Grupo Voith dividiu-se em três áreas: a Voith Hydro, Voith Paper e Voith Turbo. O grupo trabalha continuamente para desenvolver inovações que aumentem eficiência, melhorem o desempenho ecológico, além de reduzir as emissões de CO2 de seus produtos e serviços. A Voith oferece uma gama de soluções tecnológicas e serviços voltados a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de suprimento de seus clientes. Nesse arranjo, a Voith Hydro fornece tecnologia completa hidrelétrica na área de energias renováveis, enquanto a Voith Paper atua como pioneira na indústria de papel e embalagens com forte atuação na área de recursos renováveis e práticas de economia circular; e a Voith Turbo é uma especialista em sistemas de acionamento inteligentes e soluções de acionamentos alternativos.

A Voith também impulsiona a descarbonização da indústria com seus produtos, ajudando os seus clientes a alcançar as metas climáticas e de sustentabilidade, além de oferecer soluções digitais para apoiar seus clientes na busca por mais sustentabilidade. Desde 2022, as operações mundiais da própria Voith se tornaram climaticamente neutras, o que fez da empresa uma pioneira no setor de engenharia industrial e mecânica mundial. Na área social, a Voith patrocina há anos diversos projetos e iniciativas no mundo nas áreas de educação e capacitação; ciência e pesquisa; esporte e cultura; e assistência social. Nas comunidades onde atua, a Voith ajuda a criar um ambiente mais atraente e oferece apoio a crianças, adolescentes, jovens e pessoas socialmente desfavorecidas. Neste ano de seu aniversário, a Voith lançou o novo programa de patrocínio #VoithCares, que apoiará 50 projetos sociais em todo o mundo como reconhecimento ao trabalho voluntário realizado pelos seus colaboradores. A empresa celebrará o ano do seu 155º aniversário com diversas comemorações e atividades para os seus colaboradores na sede da Voith, em Heidenheim, bem como em outras unidades da Voith ao redor do mundo.

Direto da Fonte