CATERPILLAR

Vendas e receitas caem 16% no trimestre

27/07/2016

 

A Caterpillar anunciou lucro por ação de US$ 0,93 no segundo trimestre de 2016, montante abaixo dos US$ 1,31 do mesmo trimestre do último ano. Excluindo os custos de reestruturação, o lucro atingiu US$ 1,09, inferior aos US$ 1,40 por ação no segundo trimestre de 2015.

As vendas e receitas caíram de US$ 12,3 bilhões, no segundo trimestre de 2015, para US$ 10,3 bilhões no segundo trimestre deste ano, o que corresponde a uma queda de 16% na comparação dos períodos. "Estou satisfeito com nosso desempenho financeiro e foco em nossa estratégia de longo prazo, dada a conjuntura econômica e da indústria que estamos enfrentando. Nosso objetivo com a queda das vendas é reduzir os custos, de modo que o lucro operacional não seja afetado acima dos 30%", disse Doug Oberhelman Presidente e CEO da Caterpillar

O crescimento econômico mundial está sob controle, mas é insuficiente para garantir uma melhoria nos mercados ao qual a empresa atende. Os preços das commodities estão estabilizados, mas em níveis baixos, e ainda há incertezas europeias, como a crise na Turquia e a saída recente do Reino Unido da União Europeia. A expectativa para este ano é que vendas e receitas fiquem em uma faixa entre US$ 40 bilhões e US$ 42 bilhões

Os custos de reestruturação da Caterpillar, em 2016, que eram esperados para ser cerca de US$ 550 milhões, passaram para cerca de US$ 700 milhões.

Com os custos de restruturação, vendas e receitas são esperadas em uma faixa entre US$ 40 bilhões e US$ 40,5 bilhões. "Apesar de um segundo trimestre sólido, estamos cautelosos quando entramos na segunda metade do ano. Nós não estamos esperando uma recuperação em setores como mineração, petróleo e gás e ferroviário. Estamos continuando os planos de reestruturação significativos, que são projetados para trazer a nossa estrutura de custos mais em linha com a demanda, mantendo a nossa capacidade de servir rapidamente os nossos clientes. Uma vez recuperado, esperamos aumentar os lucros juntamente com investimentos contínuos em produtos e recursos digitais", disse Oberhelman.