Vendas caem 9,5% em outubro

12/11/2021
Entretanto, no acumulado do ano o setor registra alta de 7,5% na comparação com os dez primeiros meses do ano passado.

 

Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC), o mercado brasileiro vendeu 5,4 milhões de toneladas de cimento em outubro de 2021, uma queda de 9,5% quando comparada ao mesmo mês de 2020. Entretanto, no acumulado do ano o setor registra alta de 7,5% na comparação com os dez primeiros meses do ano passado. A performance do setor está em uma descendente desde o último mês de abril, quando o acumulado do ano chegou ao pico de 20,8%.

As vendas de cimento por dia útil somaram 237,3 mil toneladas em outubro, 4,2% a menos em relação a setembro. O sindicato informa que o período de maior crescimento em 2021 ficou no passado e que as vendas são sustentadas pelo desempenho do mercado imobiliário e pela melhora na confiança do empresariado e do consumidor. Além disso, apesar de lenta, há ainda uma recuperação no mercado de trabalho. 

A desaceleração das atividades industriais, a elevação dos juros e da inflação, o desempenho fraco das lojas de materiais de construção e a perda do poder de compra (diminuição da renda e desemprego) afetaram a indústria do cimento de maneira significativa. "Apesar de os lançamentos e as obras imobiliárias se manterem em elevado patamar, as vendas de cimento vêm arrefecendo nos últimos meses”, diz Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC. “A preocupação da indústria do cimento continua relacionada ao alto endividamento — o maior nível da série histórica iniciada em 2005 — e à queda na renda do brasileiro, além dos conhecidos gargalos e aumento dos preços das commodities industriais como energia, coque, elétrica, sacaria, refratários e frete", afirma Penna.