ANGLO AMERICAN

Venda de ativos para reduzir endividamento

17/02/2016

 

A Anglo American vai encolher bastante suas atividades no Brasil e em outras partes do mundo. No dia 16 de fevereiro, a companhia fez o anúncio internacional, juntamente com a divulgação dos seus resultados financeiros, de uma série de medidas visando melhorar o seu fluxo de caixa e reduzir a dívida líquida. Para isto, a Anglo American vai focar suas atividades em diamantes, platina e cobre que, em sua visão, possibilitam “maior rentabilidade de maneira sustentável”. Estes ativos são considerados competitivos e de vida longa, “com oportunidades consideráveis de crescimento orgânico pela extração e processamento de materiais voltados para o consumidor. Dessa forma, a empresa se beneficiará com as tendências de crescimento de longo prazo, à medida que a economia global cresce, e que as economias em desenvolvimento amadurecem. Essas medidas dão continuidade à transformação da empresa, criando a nova Anglo American, posicionada para proporcionar uma rentabilidade e fluxo de caixa sólido ao longo do ciclo de preços”, afirmou o CEO, Mark Cutifani. Com esse novo foco, os ativos considerados centrais serão apenas 16, de um total de 45 que o grupo detém hoje.

No Brasil, a companhia deverá se desfazer, em curto prazo, dos negócios de fosfato, nióbio e níquel, todos no estado de Goiás. Os dois primeiros já tiveram seu processo de venda iniciado em janeiro deste ano, enquanto o negócio de níquel está sendo preparado para venda. 

Quanto ao sistema Minas-Rio, embora não seja incluído imediatamente no rol de ativos à venda o mesmo deixará de receber investimentos da companhia, o que significa que a unidade terá de sobreviver às próprias custas, ou seja, tem que gerar caixa para pagar seus gastos. O objetivo da Anglo American com o Minas-Rio, que já não integra os ativos centrais do grupo, é otimizar a operação atual no cenário de preços do minério de ferro, “de forma a contribuir para a geração de fluxo de caixa positivo em 2016 e nos anos futuros”.  

A companhia informa que “também estão sendo feitos esforços para obter as licenças necessárias para o alcance da capacidade máxima de produção, visando também garantir a sustentabilidade em longo prazo do Minas-Rio para todas as suas partes interessadas. Espera-se que todos esses trabalhos estejam concluídos nos próximos três anos, quando as opções para o ativo serão avaliadas”.

 A meta do programa de desinvestimento do grupo, iniciado em 2015, é de 5 a 6 bilhões de dólares até o final de 2016, sendo que apenas para este ano são esperados entre 3 e 4 bilhões de dólares. Em 2015 já tinham sido anunciados ou efetivados desinvestimentos de 2,1 bilhões de dólares. Já foram feitosacordos de vendas das operações de platina de Rustenburg e as minas de carvão de Dartbrook e Callide da Austrália, enquanto a venda das minas de diamante de Kimberley foi recentemente concluída.

 No Brasil, A Anglo American está presente com quatro produtos: minério de ferro, com o Sistema Minas-Rio, localizado nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás;  nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás; e fosfato, com operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP).