CARREGADEIRAS

VCE mostra modelo compacto elétrico

19/09/2018

 

A Volvo Construction Equipment (VCE) mostrou a carregadeira de rodas compacta elétrica LX2 no Volvo Group Innovation Summit, em Berlim, Alemanha. O protótipo oferece zero emissão, níveis de ruído significativamente menores, maior eficiência e custos operacionais reduzidos.
 
No evento são apresentadas inovações autônomas e de eletromobilidade de todo o Grupo Volvo e teve como foco a infraestrutura e o transporte nas cidades do futuro, além dos impactos positivos deste conceito na sociedade por meio do aumento da eficiência do transporte, da redução do impacto ambiental e de maior segurança no trânsito. A VCE também demonstrou seu protótipo de escavadeira compacta totalmente elétrica EX2 e o projeto de pesquisa de instalações elétricas da empresa. 
 
A LX2 é um protótipo de segunda geração, parte de um projeto de pesquisa e ainda não está disponível comercialmente. O motor de combustão foi substituído por baterias de íons de lítio, que armazena energia elétrica para operar a máquina por oito horas em suas aplicações mais comuns, como infraestrutura leve e paisagismo, por exemplo.
A carregadeira também incorpora dois motores elétricos, um para o sistema de transmissão e outro para a parte hidráulica. O desacoplamento dos subsistemas levou a uma maior eficiência nos sistemas e na máquina inteira. “A LX2 é um protótipo revolucionário de emissões zero que oferece maior eficiência e menores custos operacionais, sem comprometer o desempenho da máquina”, diz Ulrich Faß, gerente de tecnologias emergentes. “Como é elétrico, nenhum material particulado, óxido de nitrogênio ou dióxido de carbono, por exemplo, é liberado no meio ambiente. Isso também vale para a escavadeira compacta EX2 100% elétrica. São máquinas ideais para trabalhar lado a lado”, diz o executivo.