EMPRESAS DO ANO

A valorização das pessoas como destaque

11/05/2017

 

Sustentabilidade e valorização das pessoas. Esta foi a tônica nos discursos dos dirigentes das Empresas do Ano do Setor Mineral, durante a cerimônia de premiação realizada no dia 4 de maio, em São Paulo, que reuniu cerca de 160 executivos e autoridades do setor mineral. As companhias eleitas este ano foram: Anglo American e Vale (Minerais Ferrosos), MRN e CBA (Minerais Não-Ferrosos), AngloGold Ashanti e Kinross (Metais Preciosos), Imerys e Yara Galvani (Minerais Industriais/Fertilizantes), Embu e Votorantim Cimentos (Agregados para Construção). A escolha das companhias foi feita por votação direta entre os leitores da revista Brasil Mineral, que votaram a partir de uma lista elaborada por seu Conselho Consultivo, com base em critérios como investimentos, inovação tecnológica, política ambiental, política de recursos humanos e relações com as comunidades. 
 
Na ocasião, também foi prestada uma homenagem (concedida pelo Conselho Consultivo da Brasil Mineral) a Murilo Ferreira, por sua atuação na presidência da Vale. A cerimônia de premiação contou também com a presença de autoridades governamentais, como o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vicente Lobo, o Diretor Geral do DNPM, Victor Bicca, o Presidente da CPRM, Eduardo Ledsham, o subsecretário de Mineração do Estado de São Paulo, José Jaime Sznelwar e de dirigente de entidades empresariais como o presidente do Ibram, Walter Alvarenga, o presidente do SNIC, Paulo Camillo Pena, o presidente da Anepac, Fernando Valverde e o presidente executivo da ABM, Horacídio Leal.
 
Além de fazer parte dos discursos de praticamente todos os dirigentes, a valorização das pessoas foi realçada pelas empresas Anglo American e Imerys, que convidaram para receber o prêmio, juntamente com seus principais dirigentes, colaboradores que atuam nas frentes de produção. 
 
Quanto à sustentabilidade, os representantes das empresas homenageadas foram unânimes em afirmar que, apesar das dificuldades que estão enfrentando, por conta dos problemas de mercado todos os programas socioambientais estão sendo mantidos ou ampliados e que nenhuma das ações nessa área será descontinuada.