COMPLEXO VARGEM GRANDE

Vale decide antecipar suspensão

06/02/2019

 

A Vale decidiu antecipar a suspensão temporária da produção das plantas de concentração do Complexo de Vargem Grande, em Nova Lima (MG). A mineradora já havia decidido descomissionar todas as suas 19 barragens a montante existentes para minério de ferro desde o rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, em novembro de 2015. 
 
Ao longo dos últimos anos, estas barragem tornaram-se inativas e mantiveram seus laudos de estabilidade emitidos por empresas especializadas e independentes. Desde esta decisão em 2016, após as devidas autorizações junto aos órgãos competentes, nove destas barragens a montante haviam sido totalmente descomissionadas, faltando ainda 10, das quais a barragem de Vargem Grande é uma delas. 
 
A suspensão temporária do Complexo Vargem Grande tem como objetivo acelerar ainda mais o processo de descomissionamento citado em Fato Relevante de 29 de janeiro deste ano, pois permitirá o início imediato da coleta de dados para elaboração de projeto detalhado. 
 
A suspensão do Complexo Vargem Grande representa em torno de 13 milhões de toneladas de minério de ferro por ano processados a úmido da estimativa total de 40 milhões por ano, impacto este que será parcialmente compensado através do aumento de produção em outros sistemas da companhia.