Vale começa descaracterização de Ipoema

07/07/2022
A barragem Ipoema deixou de operar em 2019 e é monitorada permanentemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).

 

A Vale iniciou, em 6 de julho, as obras para eliminação da barragem Ipoema, das Minas do Meio, em Itabira (MG). A estrutura é uma das cinco a montante previstas para serem descaracterizadas e reintegradas ao meio ambiente ainda em 2022. Até o momento, a mineradora cumpriu 40% do total previsto no seu Programa de Descaracterização, o equivalente a 12 de 30 barragens.

Nas obras de eliminação da barragem Ipoema serão gerados 122 postos de trabalho e as atividades serão realizadas em horário comercial para reduzir os impactos nas comunidades próximas. A Vale realizará também a umectação das vias de acesso para diminuir a poeira, além do controle da qualidade da água e destinação correta de resíduos. A barragem Ipoema deixou de operar em 2019 e é monitorada permanentemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).

A eliminação de todas as barragens a montante da Vale no Brasil é um dos pilares do princípio de garantia de não repetição de rompimentos como o de Brumadinho, tendo como prioridade, sempre, a segurança das pessoas e cuidados com o meio ambiente. A Vale informa que as obras de descaracterização são complexas, com soluções customizadas para cada estrutura e estão sendo realizadas de forma cautelosa. A mineradora reafirma o compromisso de transparência e atuação focada na segurança das pessoas e cuidados com o meio ambiente. Os projetos e obras são acompanhados pela auditoria técnica do Ministério Público de Minas Gerais.

As obras de eliminação das barragens a montante da Vale no Brasil já geraram 20,3 mil empregos desde 2019. Hoje, mais de 4,8 mil trabalhadores atuam nas ações do Programa de Descaracterização da empresa, concentradas em Minas Gerais. Cerca da metade dos empregos gerados são nos próprios municípios onde as obras acontecem, uma forma, segundo a Vale, de promover emprego e renda nas localidades impactadas diretamente pelas atividades de descaracterização.