CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Vagas para Especialista em Recursos Minerais

14/12/2021
As inscrições ocorrerão entre os dias 17 de dezembro de 2021 e 10 e janeiro de 2022.

 

A Agência Nacional de Mineração (ANM) publicou no Diário Oficial da União edital para concurso com 40 vagas para o cargo de Especialista em Recursos Minerais. As inscrições ocorrerão entre os dias 17 de dezembro de 2021 e 10 e janeiro de 2022, por meio do endereço eletrônico: http://www.cebraspe.org.br/concursos/anm_21.

O concurso será realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e será composto por três etapas, sendo a primeira de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório; seguido por prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e, por último, avaliação de títulos, de caráter classificatório. A realização das provas objetiva e discursiva ocorrerá em 10 de abril de 2022. 

As atribuições do cargo estão voltadas às atividades inerentes ao fomento e à fiscalização da exploração e do aproveitamento dos recursos minerais; à fiscalização e à proteção dos depósitos fossilíferos; ao acompanhamento e à análise das pesquisas geológicas, minerais e de tecnologia mineral; à outorga dos títulos minerários, ao acompanhamento do desempenho da economia mineral brasileira e internacional; à implementação da política mineral; ao estímulo do uso racional e eficiente dos recursos minerais; à fiscalização sobre a arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM); e, à promoção e ao fomento do desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas direcionadas ao conhecimento, ao uso sustentado, à conservação e à gestão de recursos minerais.

Os interessados devem ter diploma registrado de conclusão de curso de graduação em Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia Hídrica, Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental ou Engenharia Florestal, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no órgão de classe. As 40 vagas estão distribuídas para os cidades de Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Salvador (BA) e São Paulo (SP).