EFVM

Vagão Cultural da Vale no Vale do Aço

30/08/2018

 

Entre os dias 17 e 21 de agosto os passageiros da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) conheceram um pouco do Vale do Aço por meio de uma exposição realizada pelo Projeto Turismo do Vale, no Vagão Cultural. No vagão os turistas puderam acompanhar a exibição fotografias das cidades que integram o Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas e textos sobre os atrativos desses municípios, além de artesanatos e quitutes produzidos nessas regiões.
 
A educadora e contadora de histórias, Kakau Silva mostrou aos viajantes o Vagão Cultural, onde puderam aprender um pouco sobre a região. Ainda durante a viagem, os passageiros receberam um folder com informações sobre os municípios associados ao Circuito. “Essa iniciativa, além de estimular o turismo, a geração de renda, leva conhecimento aos passageiros sobre a nossa cultura, sobre os nossos patrimônios”, afirma o analista de Relacionamento com Comunidades da Vale na região, Jayme Henriques. 
 
A exposição recebeu mais de mil pessoas que viajaram 2.700km em três viagens entre Cariacica e Belo Horizonte. Os turistas puderam conhecer os produtos da Associação dos Artesãos de Timóteo (Assoarte), da Artesania, que reúne sete artesãs; da Casa do Artesão, do Ateliê Feito a Mão, do Grupo de Artesão Arte Minas Fabri, dos artesãos Cléber Oliveira Dias, Fernanda La Noce e Lelena. Outros empreendimentos participantes do evento foram a Fino Trato Produção Cultural, Fotografia Tatiane Bispo, Terra de Gigantes e Vamos Passarinhar no Vale do Aço, promovido pela empresa Ana Cleide Eventos Exclusivos. Os eventos Ipatinga Gourmet, Feira do Doce e Garimpo Mercante também marcaram presença no Vagão Cultural.