CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Usiminas usa solução para marcação de bobinas

04/06/2022
A solução trabalha ininterruptamente, para garantir a qualidade da marcação e a rastreabilidade nas peças marcadas por QR Code.

 

Empresa produtora de braços robóticos industriais colaborativos, a dinamarquesa Universal Robots implementou, há um ano e meio, o robô UR10e na usina de Ipatinga (MG), da Usiminas, para auxiliá-los na marcação das bobinas de aço, permitindo o aprimoramento dos indicadores de qualidade, rastreabilidade e segurança da empresa. “As bobinas podem pesar de 8 a 45 toneladas, então a marcação manual, nos casos de falhas do sistema anterior, poderia trazer riscos, uma vez que o colaborador tinha que ficar em frente ao produto e próximo a equipamentos móveis. Desde a implantação, não registramos nenhum acidente, houve uma economia significativa de consumo de tinta e a digitalização do processo que gerou um impacto muito positivo”, disse Geraldo Arruda Maia, gerente geral de Laminação Frio da Usiminas. 

A solução trabalha ininterruptamente, para garantir a qualidade da marcação e a rastreabilidade nas peças marcadas por QR Code. “Em um primeiro momento ficamos reativos, principalmente por ser um equipamento pequeno, mas fomos surpreendidos e em pouco tempo toda a equipe já estava apta a usar. A interface é muito simplificada, não demanda manutenção e conhecimento complexo para operá-la. A tecnologia em si é robusta e necessita de manutenção simples. Esse projeto é um grande sucesso e marca uma maneira diferente de olhar para o novo”, finaliza Clemilson Andrade, supervisor de Manutenção da Usiminas. Entretanto, havia incertezas quanto ao robô, como se ele resistiria ao processo da área. “Após executarmos todas as fases, desde o MVP até o piloto na área, tivemos a validação de que era a solução ideal para efetuar as marcações. O projeto resultou em uma patente para a Usiminas e a Need Engenharia”, comenta Fernanda Gomes, especialista em Inovação da Usiminas.