MINÉRIO DE FERRO

Usiminas retomará produção em Serra Azul

16/06/2017

 

A Mineração Usiminas (Musa) anunciou que pretende retomar as operações nas unidades de tratamento de minério na região de Serra Azul (MG). Com a decisão, a empresa aumentará a produção atual em aproximadamente 25% ou 800 mil toneladas de concentrado de minério em 2017. Este volume será destinado ao mercado internacional, com volumes de embarques em 2018 da ordem de 3,5 milhões de toneladas. A previsão é que a produção seja iniciada a partir de setembro, após a conclusão dos trabalhos preparatórios.
 
“Temos perspectivas positivas, inclusive em novos mercados, considerando a boa qualidade do nosso produto. Entretanto, ainda há muita volatilidade no setor e precisamos estar atentos aos movimentos”, avalia o CEO da Musa, Wilfred Bruijn. Para a fase preparatória, que envolve diversas etapas das cadeias de manutenção, suprimentos, logística e planejamento, a empresa espera contratar aproximadamente 400 novos empregados diretos e gerar outras mil vagas indiretas. O processo de seleção está em andamento e prioriza ex-funcionários, que foram desligados em razão do cenário econômico desfavorável para o setor mineral em 2015 e 2016. 
 
A alimentação de uma das unidades a serem retomadas, a ITM Flotação, será realizada com material retirado de pilhas e barragem de rejeitos, reduzindo os depósitos em uma operação mais sustentável. Os pedidos de licenciamento da operação já foram devidamente protocolados pela Musa nos respectivos órgãos reguladores. A Mineração Usiminas possui cinco unidades de tratamento de minério de ferro em três minas (Oeste, Central e Leste). Entre 2011 e 2014, investiu mais de R$ 1 bilhão na expansão de sua capacidade produtiva. Porém, desde junho de 2015, diante do recuo do mercado, a empresa opera apenas uma planta de beneficiamento mineral, a ITM Oeste.