LOGÍSTICA

Trens da EFC ganham piloto automático

07/06/2017

 

A Vale e a GE Transportation desenvolveram sistema inédito no Brasil que permite o uso de piloto automático nos trens através de um computador de bordo. Durante três anos, foram realizados testes em quatro locomotivas na Estrada de Ferro Carajás (EFC), que liga as minas da Vale no Sudeste do Pará ao Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão. Os testes permitiram reduzir o consumo de combustível em até 2,45%. Quando o sistema estiver totalmente implantado – previsão para 2019 – a economia será de R$ 35 milhões anuais na compra de diesel para aquela ferrovia. 
 
Os trens deixarão de consumir 9,4 milhões de litros de diesel B8, o que representa redução de 22,7 mil toneladas de CO2 equivalente por ano. 
 
Denominado Trip Optimizer, o sistema de piloto automático calcula em tempo real o momento de acelerar e frear com eficiência a partir de um percurso pré-definido com base em um programa especialmente elaborado para este tipo de operação, considerando fatores como comprimento do trem, peso, qualidade e condições da via, assim como a quantidade, potência e desempenho das locomotivas. Os computadores Trip Optimizer são interligados aos demais sistemas de bordo e GPS e planejam a melhor forma de conduzir cada trem. "O Trip Optimizer permite à Vale aumentar a sua produtividade logística e, evidentemente, cada ganho como este nos ajuda a reduzir a desvantagem natural que temos em relação aos nossos concorrentes australianos, que estão muito mais perto de nossos clientes do que nós. Outro aspecto importante é o ganho ambiental, pois reduzimos também as emissões de gás carbônico ao gastar menos combustível", afirma Humberto Freitas, diretor-executivo de Logística e Pesquisa Ambiental. 
 
Para atender às necessidades da Vale, a solução foi customizada por pesquisadores do Centro de Pesquisa da GE no Brasil, localizado no Rio de Janeiro, em conjunto com o time de Engenharia da GE dos Estados Unidos e da Engenharia Ferroviária da Vale. Foram levadas em consideração as características do relevo brasileiro e das ferrovias. "Hoje, o Trip Optimizer começa a operar quando o veículo atinge a velocidade de 19km/h. O nosso próximo passo em busca da melhoria constante de tecnologias inovadoras é desenvolver um sistema no qual o software entre em atividade desde o início da operação da máquina, a partir de 0km/h", conclui Alexandre Silva, líder da área de Sistemas Inteligentes do Centro de Pesquisas Global da GE no Brasil.
 
O equipamento será instalado em 114 locomotivas na EFC a partir do segundo semestre de 2017. Testes pilotos na Estrada de Ferro Vitória a Minas, que liga as minas da Vale ao Porto de Tubarão, e no Corredor Nacala, em Moçambique, onde a empresa tem operações de carvão, serão iniciados brevemente. O objetivo é que o trem circule o máximo possível no piloto automático para atingir a meta de redução do consumo de diesel. O maquinista será necessário em situações como, por exemplo, a aplicação de freio quando ele vir algo cruzando a linha férrea.