P&D

Termomecanica fecha parceria com FTT

28/10/2015

 

A Termomecanica firmou parceria com a Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT) com o objetivo de beneficiar seus clientes no processo de pesquisa e desenvolvimento de produtos. Os laboratórios dos cursos de graduação da instituição ficarão disponíveis gratuitamente para testes e atividades de pesquisas. O objetivo é ajudar as empresas a acelerar novos projetos que empregam cobre e suas ligas, auxiliando-as a identificar eventuais problemas no produto final, antes da fase de fabricação da peça.

Os laboratórios da FTT são equipados com equipamentos e programas, utilizados atualmente por um grupo restrito de empresas e instituições de ensino no Brasil. Estes recursos permitem simular, por exemplo, a estampagem, antes de ser definitiva, antecipando problemas. Os clientes poderão realizar testes como: ensaio de tração a frio e a quente; de curva limite de conformação; anisotropia; micro dureza; e micrografia com aumento de até 50 mil vezes, além de ter suporte de professores e alunos, com a supervisão de Silvio Celso Peixoto Gomes, coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação da FTT.

Para a FTT, a parceria é uma oportunidade para troca de experiências entre alunos da instituição e a indústria. "De um lado, temos a chance de compartilhar tecnologia de ponta com a indústria brasileira, que por sua vez se aproxima de profissionais com formação integrada à contemporaneidade. Além disso, conseguimos estimular o aprendizado dos nossos universitários por meio de atividades extracurriculares e colocá-los, desde o início da graduação, em contato direto com o mercado de trabalho. Precisamos, sempre, levar as novidades e as necessidades do mercado para a sala de aula e vice-versa", ressalta Wilson Carlos Júnior, Diretor acadêmico da FTT.