Suspensão temporária de operações na MRDM

16/05/2022
A companhia aguarda autorização do órgão ambiental para o início imediato da obra de alteamento da barragem de rejeitos.

 

A Equinox Gold suspendeu temporariamente as operações da Mineração Riacho dos Machados, localizada no Norte de Minas Gerais, devido a atrasos nas autorizações para as obras de alteamento programado da barragem de rejeitos. 

A companhia e as autoridades reguladoras informam que têm avançado nas conversações e a MRDM aguarda autorização do órgão ambiental para mobilização e início imediato da obra de alteamento da barragem de rejeitos. A Equinox Gold espera reiniciar as operações na MRDM em até dois meses após aprovação pelo órgão ambiental, com expectativa para o segundo trimestre de 2022. A companhia excluiu, momentaneamente, a previsão de produção da MRDM para o ano, estimada entre 70 mil e 80 mil onças de ouro, equivalente a cerca de 11% da produção consolidada de todo o grupo, projetada entre 625 mil e 710 mil onças de ouro. As novas previsões serão atualizadas mediante retomada de produção da MRDM.

Os alteamentos da barragem de rejeitos da Mineração Riacho dos Machados são realizados constantemente, durante toda a vida útil da mina, e a estrutura é operada e projetada de acordo com as melhores práticas da indústria, sendo regularmente inspecionada e auditada por partes independentes, órgãos reguladores (ANM) e de licenciamento (SEMAD/MG), segundo a empresa. A alteração do projeto de alteamento foi protocolada na SUPRAM Norte de Minas, em 2017, modificando o método construtivo de linha de centro para o método a jusante, considerado o método mais seguro. Iniciados em 2018, os alteamentos da barragem foram todos realizados adotando o método a jusante, o que foi autorizado pelo órgão ambiental até a cota 835m. Desde junho de 2021, a Equinox debate com o órgão ambiental a continuidade do alteamento pelo método a jusante até a cota já contemplada em sua licença ambiental, cota 840m, o que não foi autorizado até o momento, impossibilitando a continuidade das operações.