INOVAÇÃO

SP discute experiências na mineração

29/03/2017

 

Com o objetivo de discutir experiências e possibilidades de inovação na indústria mineral paulista, a Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo promoveu, no dia 28 março, o seminário técnico Inovação na Cadeia Produtiva da Mineração, que reuniu representantes de empresas do setor produtivo, cadeia de suprimentos da mineração, da Academia e órgãos de fomento. O evento contou com o apoio da Poli-USP, Unesp e CREA-SP. 
 
De acordo com o Secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, o seminário se insere no esforço do governo de promover um novo patamar de desenvolvimento para todas as atividades no estado e a mineração tem prioridade nesse contexto, já que se trata de uma atividade que “depende da intervenção no meio ambiente” e, portanto, precisa atuar dentro do conceito da sustentabilidade.
 
Ele lembrou que São Paulo é o maior consumidor de bens minerais do País e o quarto maior produtor desses bens, pois 97% de sua população está em áreas urbanas, dependendo dos produtos minerais para sua qualidade de vida. Além disso, o Estado tem uma importante atividade agrícola, que depende de insumos como NPK (Nitrogênio, Fosfato e Potássio). Assim, o objetivo é “transformar o setor mineral em uma nova plataforma de desenvolvimento”. 
 
Já o Subsecretário de Mineração, José Jaime Sznelwar, disse que o setor mineral precisa urgentemente inovar na gestão de seus empreendimentos, principalmente as pequenas e médias companhias de mineração, a maioria com estrutura familiar. Daí a importância de se fomentar a inovação nessas empresas, segundo ele.