CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Solução sustentável para minas de lítio

06/07/2021
Os resultados englobam redução de emissões de CO2 de até 20% e diminuição do custo de energia de 40%.

 

A Schneider Electric, empresa de transformação digital e gerenciamento e automação de energia e a Wärtsilä, companhia especializada em tecnologias inteligentes e soluções de ciclo de vida completas para os mercados marinho e de energia, firmaram parceria para criar uma solução de energia sustentável e ininterrupta para as minas de lítio mais isoladas do mundo. 

O sistema de energia inclui consultoria e projeto de fornecimento de energia sob medida, construção de infraestrutura de energia, entrega de equipamento, instalação, operação de microrredes digitais e comissionamento disponível para operadores de mineração em todo o mundo. A solução da Schneider e da Wärtsilä, desenvolvida ao longo de 20 anos de colaboração abrangendo mais de 200 projetos, otimiza o fornecimento e uso eficiente de energia ao unificar, aproveitar microrredes, geração de energia térmica, armazenamento de energia e outras fontes renováveis para fornecer uma solução de alta relação custo-benefício com um impacto ambiental mínimo para a indústria de mineração. 

Com base em projetos-piloto, os resultados englobam redução média geral do CapEx de 27%; redução de emissões de CO2 de até 20% ou 18.500 toneladas por ano por mina; e diminuição do custo de energia de 40% ao mudar para a solução conjunta Schneider - Wärtsilä de energia gerada a diesel fora da rede local. “Os benefícios vão muito além da mineração de lítio”, diz Vivek Kapoor, vice-presidente e líder do segmento regional de mineração, minerais e metais da Schneider Electric. O executivo afirma que, para criar um futuro líquido zero, os veículos elétricos e o armazenamento de energia renovável devem se tornar mais baratos e acessíveis. “Essa solução permitirá que os operadores de mineração reduzam o impacto ambiental de seus locais e o custo de produção. Ele tem o potencial de impulsionar a próxima geração de tecnologia e, em última análise, atuar como a base de uma sociedade líquida zero”, explica Kapoor. 

Segundo explica Kapoor, os operadores globais de minerais, metais e mineração precisam descarbonizar suas operações com rapidez e avançar no sentido de se tornarem 100% renováveis. “A crescente demanda global por lítio, necessária para aplicações de armazenamento de bateria, está pressionando as operações de mineração para que sejam mais eficientes e econômicas possíveis”, disse Jean Nabb, diretor de Parceria Estratégica da Wärtsilä Energy. “A fonte de alimentação é um elemento fundamental de resiliência e confiabilidade. Juntamente com a Schneider, projetamos uma solução que aproveita os pontos fortes e a experiência de nossas duas empresas. Isso não só garantirá um fornecimento confiável de energia como irá trazer benefícios econômicos e ambientais devido ao aumento da eficiência das operações de mineração.”

A previsibilidade de peças, fornecimento de energia e custos de manutenção reduzem a necessidade de capital de giro dentro do ciclo 24/7. A parceria diz que a solução funciona para novas minas que estão sendo projetadas e também para conversões de projetos de mineração. Em particular, a Argentina tem o maior potencial de mineração de lítio nos próximos cinco anos, à medida que a energia sustentável ininterrupta se torna disponível.

A Schneider Electric e a Wärtsilä assinaram o acordo de cooperação para o desenvolvimento do projeto para soluções de energia de mineração em março de 2020. Ambas visam otimizar o benefício do cliente em projetos de mineração, oferecendo soluções baseadas em tecnologias mutuamente complementares.