BOSCH

Soluções para mineração no WMC

14/10/2016

 

Tendo como objetivo melhorar a produtividade, proporcionar maior segurança e redução de custos, a Bosch apresenta suas soluções integradas para o setor de mineração durante a 24ª edição do World Mining Congress (WMC), que ocorre de 18 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro.

O setor de mineração é estratégico para a Bosch. “Temos produtos focados no desenvolvimento do mercado de mineração e que vão de encontro com os principais pontos a serem superados, como segurança no trabalho, aumento da produtividade, economia operacional, automação, eficiência energética e redução das emissões. Além, é claro, da busca por mão-de-obra especializada”, destaca Alberto Abdu, responsável por desenvolvimento de novos negócios em mineração e siderurgia na Bosch Brasil.

Dentre os destaques das soluções Bosch está a válvula guilhotina, um equipamento para isolamento de silos e chutes minerais com atuação de um ou dois obturadores acionados por um sistema hidráulico inteligente, que garante a interrupção do fluxo de minério em qualquer situação de operação. O equipamento tem acionamento automatizado, remoto ou local e controla o fluxo de minerais, além de eliminar qualquer intervenção humana em locais de elevado risco à vida dos operadores. A válvula guilhotina já é utilizada no mercado nacional como alternativa moderna e eficaz aos processos manuais. Desenvolvida pela Bosch em parceria com a Blue Ocean Engineer, a válvula guilhotina reduz significativamente o tempo de parada dos processos e os riscos de acidentes, preservando a saúde e o bem-estar dos trabalhadores e ainda os libera para processos mais estratégicos e relevantes da operação.

Na área de segurança a Bosch possui sistema para o monitoramento de todas as áreas e processos, o que permite detectar emergências, incêndios ou ameaças, favorecendo a evacuação do local de forma ágil. A empresa desenvolveu também um sistema de gestão das instalações que integra as soluções de proteção, segurança e comunicação de todas as áreas da mina. A Bosch oferece sistemas de acionamento e controle hidráulico, utilizados principalmente em operações de perfuração, rotação, britagem e transporte, e soluções térmicas para o aquecimento de água e/ou geração de vapor para uso em diversas áreas da mina incluindo o processo produtivo.

A Bosch tem à disposição dos profissionais do segmento ferramentas elétricas convencionais e produtos movidos a bateria de íons de lítio, que possibilitam trabalhos em locais de difícil acesso ou sem alimentação da rede elétrica. A Bosch iniciou parceria com suas divisões de negócios e junto aos clientes com a finalidade de agregar valor e novas tecnologias a toda cadeia produtiva por meio da Internet das Coisas (IoT), o que permitirá o gerenciamento automatizado, preditivo e preventivo das operações nas mineradoras. “A interconectividade de produtos, dispositivos, serviços e maquinários resultará na criação de redes de produção inteligentes e que podem funcionar de forma autônoma”, explica Abdu.

Além de todas as soluções, a Bosch também ministrará uma palestra-técnica sobre suas inovações para a área de mineração. A apresentação está marcada para o dia 19 de outubro (quarta-feira), das 15h às 16h30.