ATLAS COPCO

Software de automação para perfuração

18/01/2017

 

A AtlasCopco apresentou o novo software de automação para plataformas de perfuração de face, que permite maior precisão de escavação. O novo equipamento pode criar seus próprios planos de perfuração diretamente na face do túnel. “Hoje, em projetos de túneis, especialmente os grandes em áreas urbanas, há diferenças na seção transversal. Você vai para cima e para baixo com seus planos de broca", disse Johan Jonsson, Gerente de Produto Boomer, Atlas Copco. "O pacote de tunelamento dinâmico da AtlasCopco ajuda você a não ter que subir e descer mais. O plano de perfuração é feito na plataforma de perfuração e na face”.

No desenvolvimento do software, o cliente Veidekke da Atlas Copco e seu projeto RV80 em Bodø, na Noruega, foram um dos projetos-piloto para o pacote de tunelamento dinâmico. "Veidekke está trabalhando no projeto da estrada 80 do estado em Bodø. Há um túnel de 5 km, onde vamos escavar cerca de 500 mil metros cúbicos de rocha", disse Jon-André Nilsen, gerente de Topografia Técnica Underground da Veidekke. "O pacote de tunelamento dinâmico é muito fácil de usar. São duas batidas de tecla e você é iniciado. O contorno se revela muito preciso ", disse Kent Simensen, operador de sonda de perfuração, Veidekke. "O resultado final é idêntico ao desenho”.

A nova ferramenta é uma oferta de automação para plataformas de perfuração de face dentro de Powered by Automation. O conceito Powered by Automation contém quatro etapas - desde monitoramento de dados e controle de função de produto até otimização calculada e, no final, autonomia total.