PARÁ

Simineral lança quinta edição do Anuário Mineral

21/03/2016

 

Com a presença de diversas autoridades do estado do Pará e de outras partes do País, o Simineral lançou, no dia 17 de março, em Belém, o 5o. Anuário Mineral do Pará, que este ano teve como tema “Conhecimento e Mineração – Forças que transformam o mundo”.

De acordo como presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior, além de festejar o conhecimento como fonte de transformação, de criação, de aprimoramento do homem e da sociedade, o anuário “apresenta dados atualizados sobre tudo o que está acontecendo no Pará em termos de mineração, com informações sobre previsões de investimentos para os próximos anos. O anuário vem mostrar que o Pará é a solução para o Brasil. Os números vêm mostrar isso, pois 84,3% das exportações do Estado são minérios, geramos 288 mil empregos diretos e indiretos no Estado do Pará; vamos precisar de mais 90 mil até 2021 e um investimento previsto da ordem de 29 bilhões de dólares no Estado. Esses são alguns números que estão no Anuário”, destacou o dirigente.

Ele acrescentou que o estado tem “um subsolo rico e uma flora exuberante. Nosso agronegócio é um dos mais pujantes do País. Em relação à política de exportação, nossa localização estratégica e potencialidades de rios e portos nos dão uma grande vantagem comparativa em relação à logística”.

De acordo com o Simineral, a publicação não traz um capítulo apenas sobre o tema, mas todos os temas abordados estão linkados ao conhecimento do que é desenvolvido pela mineração paraense. “É fundamental que a sociedade saiba que as nossas empresas fazem mineração na Amazônia, com respeito ao meio ambiente, à sociedade local e a todos os entes que estão ao nosso redor. Com o Anuário, queremos dizer para essa geração que está aí que conheça mais sobre mineração, porque o setor tem muitas oportunidades. O Pará tem que ter orgulho de ser um estado minerador por excelência, que contribui para o desenvolvimento da região e do Brasil”.

Desbravadores

Além de trazer uma radiografia completa do setor mineral, o Anuário conta com um capítulo especial: os pioneiros na mineração paraense. Nele é retratada a saga dos desbravadores, que relatam os detalhes da descoberta das primeiras jazidas minerais e da expansão do setor no Pará. Os homenageados nesta edição são Reginaldo Calderaro, autor do livro Geoandanças – causos de um geólogo da Amazônia, e Vanderlei de Rui Beisiegel, que trabalhou no início da pesquisa e exploração para descoberta do minério de ferro da Serra de Carajás.

Premiações

Na cerimônia de lançamento, o simineral indicato entregou as premiações “Minerador Honorário”  e “Minerador Destaque” às personalidades que mais apoiaram o setor mineral ao longo do ano de 2015. Este ano os homenageados foram Breno Augusto dos Santos, membro do Conselho Consultivo de Brasil Mineral, que participou da descoberta das jazidas de ferro de Carajás, como “Minerador Destaque”. Outra justa homenagem foi para o secretário Adnan Demachki, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico – Sedeme, que recebeu a premiação “Mérito Minerador Honorário" por dedicar grande parte de sua vida ao fortalecimento da mineração.

Novo momento da mineração

A revista Brasil Mineral participa do Anuário com o artigo “O novo momento da mineração”, em que o editor da publicação, jornalista Francisco Alves, aborda os desafios das empresas de mineração em um cenário de queda de preços e demanda. Segundo ele, o novo momento da mineração “vai exigir muito das empresas em termos de eficiência e produtividade, para que possam continuar operando num ambiente de baixos preços”. 

Concurso de redação e prêmio de jornalismo

Durante o evento, o Simineral lançou também o concurso de redação e o Prêmio Hamilton Pinheiro. O concurso premiará estudantes que se destacarem com redações sobre o tema “Conhecimento e Mineração. Forças que transformam o mundo”. Podem participar estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas.

Já o prêmio a jornalistas, em sua 4a. Edição, vai premiar reportagens sobre o mesmo tema com matérias sobre ações de fomento à atividade mineradora, parcerias entre as empresas mineradoras e empreendedores de pequenos negócios, inovação e competitividade e responsabilidade social.