INFRAESTRUTURA

Siemens e Bentley formalizam parceria

16/11/2016

 

A Siemens e a Bentley formalizaram acordo de aliança estratégica para impulsionar projetos de infraestrutura e o desempenho de ativos em áreas de negócios complementares. A Siemens e a Bentley Systems investirão inicialmente pelo menos 50 milhões de euros no desenvolvimento de soluções conjuntas para ampliar suas respectivas ofertas de infraestrutura e indústria em benefício dos clientes finais. A parceria irá alavancar novos serviços em nuvem para um ambiente de dados conectado para convergir os respectivos modelos de engenharia digital de ambas as empresas. Além destes elementos do acordo, a Siemens adquiriu aproximadamente 70 milhões de euros em ações secundárias das ações ordinárias da Bentley, no âmbito de um programa da empresa que prosseguirá até à data em que as ações da Bentley Systems sejam negociadas publicamente.

As duas empresa têm um histórico de complementação de suas respectivas carteiras, através do licenciamento de tecnologia de cada um para fornecer soluções nas divisões de Digital Factory e Process Industries & Drives, onde as respectivas ofertas de software já foram integradas. Por exemplo, o software de modelagem da realidade da Bentley foi integrado ao Siemens Process Simulate para alavancar nuvens de ponto digitalizadas a laser na modelagem do contexto existente de ambientes industriais brownfield. O fabricante da indústria automotiva Turnkey Manufacturing Systems (TMS) empregou com sucesso as inovadoras capacidades de nuvem de pontos para criar um "twin digital" de sua linha de produção para melhorar significativamente seus processos de planejamento e validação, economizando tempo e custos.

As novas iniciativas de investimento envolverão praticamente todas as divisões da Siemens. O principal benefício será a acumulação de inteligência das soluções da Siemens em todas as aplicações complementares da Bentley para modelagem de projeto, modelagem analítica, modelagem de construção e modelagem de desempenho de ativos. Como resultado, os modelos de engenharia digital integrados e acessíveis, como o "twin digital" visto através de uma interface 3D imersiva, permitirão um desempenho operacional, visibilidade e confiabilidade sem precedentes. Este trabalho convergirá unicamente modelos de engenharia digital: modelos de engenharia física em seu contexto de realidade física 3D por meio de soluções de software da Bentley e os correspondentes modelos 2D de engenharia funcional dentro das soluções da Siemens.

Outras áreas que as empresas trabalharão em parceria são as de Gestão de Energia, Geração de Energia, Tecnologia de Construção e Mobilidade, onde cada empresa pode alavancar suas respectivas tecnologias e experiência na indústria para trazer novo valor de negócios ao mercado. A Siemens e a Bentley Systems fornecerão software a partir do outro para fornecer soluções completas de qualquer empresa para o benefício de seus respectivos clientes, a fim de melhorar o desempenho de seus projetos e ativos através da simulação e do comissionamento virtual. Os trabalhos de desenvolvimento beneficiarão e estenderão os compromissos estabelecidos pela Siemens e pela Bentley Systems com a abertura e a interoperabilidade.

"Este movimento estende ainda mais nosso ecossistema de software da indústria de soluções de software 2D para 3D, levando o portfólio de simulação em nossa oferta de empresa digital para uma nova dimensão. Estamos executando rigorosamente a nossa visão "digital twin", do planejamento virtual ao produto real, em benefício de nossos clientes que estão conduzindo a digitalização em suas cadeias de valor. A independência dos sistemas Bentley, o histórico de interoperabilidade e a liderança em engenharia e design de software os torna nosso parceiro ideal para esta empresa”, disse Klaus Helmrich, membro do conselho de administração da Siemens AG. Já o CEO da Bentley Systems, Greg Bentley, comentou que a parceria permitirá que a Bentley avance na Internet das Coisas Industriais para aproveitar modelos de engenharia digital para operações visuais e desempenho de ativos de infraestrtuturas conectadas. “Estamos muito empolgados em contribuir agora de forma tão ampla para a liderança de digitalização industrial da Siemens”.